PDVI Copasa: entenda a importância do recebimento do benefício de aposentadoria a longo prazo

Criado em em: 27 de outubro de 2023 / Atualizado em: 27 de outubro de 2023 Visualizações: 783

A Fundação Libertas continua ao lado dos colaboradores da Copasa que aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI), com o objetivo de auxiliar na tomada de decisão, em relação ao futuro do seu plano de previdência.

Dentre os copasianos que aderiram ao programa e escolheram uma opção junto a Libertas, mais da metade (60%) optou pela aposentadoria.

Para quem escolheu essa opção, significa o recebimento de uma renda mensal que irá complementar a aposentadoria do INSS. Participante do Novo Plano Copasa possui a possibilidade de sacar até 25% do saldo de conta no momento da solicitação do benefício.

O que se deve levar em consideração ao escolher o tipo e o prazo de recebimento do benefício?

No Novo Plano Copasa, o participante pode optar por receber o seu benefício de duas formas:

1)       Renda por Prazo Indeterminado

Nessa opção, para o cálculo da renda algumas premissas são consideradas, como saldo de contas do participante, expectativa de vida do participante e beneficiários e taxa de juros. A ideia é que o participante possa receber esse benefício pelo maior tempo possível. O valor da renda mensal é recalculado anualmente.

2)       Renda por Prazo Determinado

Nessa opção o participante é quem define o período que deseja receber o seu saldo. Ele pode escolher entre 5, 10, 15, 20 ou 25 anos.

Exemplo: um participante que escolha receber o saldo  em 5 anos, receberá o seu benefício em 65 parcelas mensais (13 pagamentos por ano). Dessa forma, o valor de renda mensal varia mensalmente, de acordo com  a variação da cota.

Independente da opção de renda escolhida, no Novo Plano Copasa,  quando da solicitação do benefício, o participante pode também sacar até 25% do se saldo.

Ao escolher o prazo de recebimento da aposentadoria, é importante levar em consideração alguns fatores para garantir que suas necessidades e metas financeiras sejam atendidas no presente e também no futuro. Escolher o prazo mais longo provavelmente trará mais vantagens em comparação com um mais curto, como 5 anos.

Receber uma fonte de renda estável por um período prolongado, proporciona uma segurança financeira maior e auxilia no planejamento de gastos, como contas, alimentação e cuidados médicos.

Além disso, segundo pesquisas, a expectativa de vida das pessoas está aumentando, ou seja, viveremos mais tempo. Optar por um prazo de recebimento mais longo ajuda a proteger contra a possibilidade de esgotar rapidamente os recursos financeiros, permitindo aproveitar uma aposentadoria com mais tranquilidade e segurança.

Por onde for, queremos te acompanhar!

A Libertas continua ao lado do Copasiano no PDVI. Afinal, foram anos dedicados construindo seu plano de previdência, junto com a Fundação.

Seja qual for o caminho escolhido, a Libertas irá acompanhar e orientar sobre cada detalhe, auxiliando na tomada de decisão para o seu futuro.

Clique aqui e fale com o time de relacionamento pelo WhatsApp (31 3181-1337) e saiba mais sobre essa e outras opções.