Por aqui, sempre buscamos estar em conformidade com a legislação
e as boas práticas empresariais. Mas queremos ir muito além disso.
Queremos ser uma referência no mercado, trazendo impactos
positivos para as pessoas e a sociedade.


Logo, as estruturas de governança e compliance são pilares da nossa cultura de excelência. Dessa maneira, podemos cumprir o nosso propósito e, ao mesmo tempo, proporcionar resultados sustentáveis.

De olho no futuro

Temos nos permitido traçar novos
rumos, focando sempre em melhorias
e no crescimento da Fundação.

Conheça nossos objetivos que fazem
parte do Planejamento Estratégico:

Aprimorar a gestão de modo ainda mais eficiente, para trazer resultados de longo prazo

Assegurar o equilíbrio financeiro e atuarial dos planos de previdência, sejam do tipo CD ou BD

Garantir o equilíbrio atuarial e financeiro dos planos assistenciais, com foco no bem-estar

Diversificar o portfólio e criar novos produtos e serviços, com condições e custos mais acessíveis

Estreitar o relacionamento com os clientes, aumentando seus níveis de satisfação

Promover a transformação e a inclusão digital, além de agilizar os processos

Desenvolver competências do nosso time, em um clima organizacional favorável

Fortalecer as estruturas de governança, compliance e gestão de riscos

Liderança

Confira a habilitação técnica e a experiência dos nossos dirigentes

Conselho Deliberativo

Órgão máximo da estrutura organizacional
que define nossa política geral.

Bruno Vieira Andrade

Titular: designado pela Copasa

Mandato: 30/04/2021 a 29/04/2025
Formado em Economia (UFMG), com MBA em Finanças (Ibmec) e pós-graduação em Estatística (UFMG). Atualmente, está cursando mestrado em Economia (Ibmec) e ocupa o cargo de Superintendente de Relacionamento com Órgãos Reguladores. Na Copasa foi Analista de Planejamento Econômico, Financeiro e Regulatório; Gerente de Regulação Econômica e Tarifária; Assessor da Diretoria Financeira; Gerente de Financiamentos e Convênios.

Anúbia Marques de Melo e Silva

Suplente: designada pela Prodemge

Mandato: 30/04/2021 a 29/04/2025
Formada em Administração (FEAD), com especialização nas áreas de Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental (João Pinheiro). Na Prodemge, trabalha na Assessoria Jurídica, tendo já atuado como especialista nas áreas de Desenvolvimento Organizacional; Planejamento, Orçamento e Controles Internos; Organização, Integridade e Controles Internos e Controles, Riscos e Conformidade.

Alessandra Guimarães Rocha

Suplente: designada pela Copasa

Mandato: 30/04/2021 a 29/04/2025
Formada em Direito (FUMEC), com especializações em Direito Público (PUC) e Direito Social (Newton Paiva) e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas (FUMEC). É superintendente de Compliance da Copasa-MG. Na empresa, também exerceu o cargo de gerente da Divisão de Contratos de junho de 2008 até maio de 2018.

Alberto Alves Carrilho

Titular: eleito pelos participantes

Mandato: 30/04/2019 a 29/04/2023
Formado em Direito (PUC), com pós-graduações em Gestão de Negócios e em Tecnologia da Informação (FGV), além de Direito Público e Sanitário (USP). Atualmente é Assessor Jurídico da Prodemge, consultor jurídico do Conselho das Secretarias de Saúde do Estado de Minas Gerias, membro da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG, e foi professor da PUC Minas.

Karina Bonamichi Vaz de Lima

Titular: eleita pelos participantes

Mandato: 30/04/2019 a 29/04/2023
Formada em Psicologia (Newton Paiva), com especialização em Gestão de Pessoas (UFMG). Está cursando especialização em Gestão Pública (João Pinheiro). Ocupa o cargo de superintendente de Recrutamento e Logística de Pessoas na MGS. Anteriormente, foi coordenadora de Recrutamento e Desligamento.

Dênis Kleber Gomide Leite

Titular: designado pela Prodemge

30/04/2021 a 29/04/2025
Formado em Direito (UFMG) e em Administração de Empresas (UNA). Tem pós-graduação em Administração Financeira (FGV) e certificação da FIEMG para Conselheiros. Atua como chefe de gabinete da presidência da Prodemge.

Helter Verçosa Morato

Titular: designado pela MGS

Mandato: 30/04/2021 a 29/04/2025
Formado em Direito (UFMG), com especialização em Direito Público (UGF) e certificação em Seguridade Social (ICSS). Atua como Diretor Jurídico e de Governança da MGS. É membro titular do Grupo Interempresarial de Discussão Jurídico Trabalhista. Já foi Conselheiro Fiscal da Libertas.

Welinton Rais da Silva

Titular: eleito pelos participantes

Mandato: 30/04/2019 a 29/04/2023
Formado em Direito (Ubec), com pós-graduações em Direito do Trabalho (Pitágoras), Gestão de Saúde (Facuminas) e Controladoria e Finanças (Facuminas), além da certificação ICSS. Trabalha na manutenção operacional da Copasa.

Paulo Henrique Fonseca de Melo

Suplente: designado pela MGS

Mandato: 30/04/2021 a 29/04/2025
Mestre em Ciências Contábeis (UFMG), com especialização nas áreas de Administração Pública, Planejamento e Gestão Governamental (João Pinheiro). É Diretor Administrativo e Financeiro da MGS. Na empresa, atuou como Coordenador de Custos e Orçamento e Gerente de Controladoria e Finanças.

Cesário da Silva Palhares

Suplente: Eleito pelos participantes

Mandato: 30/04/2019 a 29/04/2023
Formado em Direito (PUC) e certificado em Seguridade Social (ICSS), além da experiência no Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMAM). Foi diretor de Assuntos Sociais e Formação Sindical do Sindágua.

Mônica Juliene dos Santos Souza

Suplente: eleita pelos participantes

Mandato: 30/4/2019 a 29/4/2023
Formada em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (Estácio de Sá). É Coordenadora de Recrutamento e Desligamento da MGS, onde já atuou como Supervisora de Núcleo responsável pela admissão e movimentação de empregados.

Renilton Barreiros Filho

Suplente: eleito pelos participantes

Mandato: 30/04/2019 a 29/04/2023
Formado em Administração (Newton Paiva), com pós-graduação em Análise de Sistemas (FUMEC) e certificação em Seguridade Social (ICSS). Foi Analista de Organização e Métodos (O&M) e Gerente de Projetos pela Prodemge.

Conselho Fiscal

Órgão de controle interno, que fiscaliza a gestão econômico-financeira.

Antônio Carlos Damásio de Souza

Presidente: eleito pelos participantes

Mandato: 30/04/2019 a 29/04/2023
Graduado em Administração (PUC), com pós-graduações em Controle Externo (PUC), Consultoria Organizacional (ICES), Consultoria Econômica Industrial / Engenharia Econômica (UFMG) e Análise de Sistemas (UNA). Trabalhou na Copasa na Divisão de Divisão de Planejamento e Informações Gerenciais e da Coordenadoria do Sistema de Informações.

Marlon Jorge Silvestre

Titular: eleito pelos participantes

Mandato: 30/04/2019 a 29/04/2023
Graduado em Ciências Contábeis, com pós-graduações em Auditoria Externa e Interna (UFMG) e Previdência Complementar (PUC), além de professor de Auditoria, Contabilidade e correlatas. Atualmente é auditor interno na Prodemge, onde há atuou como auditor externo.

Rodrigo de Cássio Ramalho de Oliveira

Titular: designado pela Copasa

Mandato: 30/04/2021 a 29/04/2025
Graduado em Ciências Econômicas (Unimontes), com MBA em Finanças Corporativas e Controladoria (FUMEC), além da expertise na Divisão Financeira e de Financiamentos. Atualmente trabalha na Unidade de Serviço de Tesouraria. Já atuou como Analista Financeiro e ocupou cargos de chefia da Divisão Financeira, Divisão de Financiamentos e Convênios.

Ionala de Paiva Carneiro

Titular: designada pela Prodemge

Mandato: 30/04/2021 a 29/04/2025
Graduada em Ciências Contábeis (Faculdade de Ciências Gerenciais UNA), com pós-graduação em Orçamento e Finanças na Administração Pública (Fundação João Pinheiro). Atualmente exerce a função de Superintendente de Contabilidade e Finanças na Prodemge, onde já atuou como Gerente de Finanças e Analista Contábil.

Félix Vinicius Fróes Medeiros

Suplente: eleito pelos participantes

Mandato: 30/4/2019 a 29/04/2023
Graduado em Administração, com especialização em Administração Pública, além de MBA em Gestão de Pessoas, Gestão Ambiental e Políticas Públicas. Na Copasa, é Supervisor Administrativo do Distrito Operacional de Montes Claros.

Flávio Anastácio Pereira

Suplente: eleito pelos participantes

Mandato: 30/04/2019 a 29/04/2023
Formado em Gestão Financeira pelo (Uninter), com MBA em Gestão Estratégica de Custos (Uninter), especialização em Pensamento Crítico e Desafios Globais (Univ. Edinburgh) e em Successful Negotiation Essential Strategies and Skills (University of Michigan). Atualmente, é Analista e Ouvidor, e também preside a Comissão de Ética.

Marcello Corrêa da Cunha Medeiros

Suplente: designado pela Copasa

Mandato: 30/04/2021 a 29/04/2025
Formado em Direito (Vianna Júnior), com pós-graduação em Direito Tributário e Direito Ambiental e Urbanístico (PUC), além de cursar MBA em Gestão Estratégica da Advocacia (ESA). É Advogado da Copasa.

Sheila Blom de Lacerda

Suplente: designada pela Prodemge

Mandato: 30/04/2021 a 29/04/2025
Formada em Ciências Contábeis (Faculdades Integradas Newton de Paiva). Na Prodemge é Gerente de Contabilidade e Custos, além de já ter atuado como especialista nas áreas de Contabilidade e de Custos.

Diretoria Executiva

Órgão da administração, que coloca em prática
as diretrizes do Conselho Deliberativo

Lucas Ferraz Nóbrega

Diretor-presidente

Administrador Responsável pela Gestão de Riscos (ARGR)
Gestor financeiro, com MBA Executivo Internacional (FIA/USP e Vanderbilt University). Tem experiência na gestão de diversas entidades previdenciárias, como Previbayer, Previericsson e Abrapp, além das certificações CPA-20 (Anbima) e Seguridade Social com ênfase em Investimentos (ICSS).

Cesar Luiz Danieli

Diretor de Seguridade Social

Certificado como Atuário Auditor e Atuário Técnico
Formado em Ciências Atuariais (UFRGS), com Mestrado em Máster Auditoria Y Gestión Empresarial (UEMC) e especialização em Administração Financeira e Mercados de Capitais (FGV). Tem certificações de Atuário Auditor e Técnico (IBA) e Seguridade Social com ênfase em Administração (ICSS).

Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata

Diretor de Investimentos e Controladoria

Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ)
Graduado em Ciências Econômicas, com pós-graduação em Administração Financeira (Dom Cabral) e MBA em Previdência Complementar (PUC). Tem certificações CPA-20 (Anbima) e Mercado de Capitais (Apimec). Eleito como melhor Gestor de Investimentos de Fundos de Pensão (Revista Investidor Institucional).

José Maria dos Santos

Diretor de Administração

Eleito pelos participantes
Graduado em Ciências Contábeis (Newton Paiva), com pós-graduação em Administração Financeira (João Pinheiro). Já foi Gerente da Unidade de Benefícios da Copasa e Presidente do SINGAGUA, além de ter sido eleito como Conselheiro Deliberativo da Libertas, no período de 2002 a 2008.

Organograma

Confira a nossa estrutura organizacional

Governança dos investimentos

Confira os principais pontos do processo de investimentos, com base nas boas práticas organizacionais e na Resolução nº 4.661.



Conselhos de curadores dos
3 planos de saúde

Órgão de assessoramento dos planos assistenciais,
a fim de representar os beneficiários

Conselho de curadores do plano de saúde Ex-MinasCaixa

Alcenira Ferreira de Matos

Mandato: 14/07/19 a 13/07/23

Cláudio Roberto Ferreira Utsch

Mandato: 14/07/19 a 13/07/23

Aparecida Adonizete da Silva Moreira

Mandato: 16/07/20 a 15/07/24

Cesar Luiz Danieli

membro permanente

Maria Elisa Rocha Vianna Stancatti

membro permanente

Conselho de curadores do plano de saúde Prodemge

Luciana Rosa Henrique Santos

Mandato: 19/08/19 a 18/08/23

Paulo Henrique de Sousa

Mandato: 19/08/19 a 18/08/23

Celina Rosália de Lana Roldão da Silva

Mandato: 19/08/19 a 18/08/23

Cesar Luiz Danieli

membro permanente

Maria Elisa Rocha Vianna Stancatti

membro permanente

Conselho de curadores do plano de saúde Fundação Libertas

Valéria de Souza Ferreira

Mandato: 18/02/20 a 17/12/24

Patrícia Bastos Gonçalves

Mandato: 24/08/19 a 23/08/21

Jonathan Anderson Jorge

Mandato: 18/03/20 a 17/03/24

Cesar Luiz Danieli

membro permanente

Maria Elisa Rocha Vianna Stancatti

membro permanente