PDVI Copasa: saiba como acessar e entender o seu extrato de opções

Criado em em: 26 de julho de 2023 / Atualizado em: 26 de julho de 2023

Com o objetivo de apoiar os colaboradores da Copasa que aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI), a Libertas reforça seu compromisso em disponibilizar informações para uma tomada de decisão consciente, por meio de materiais exclusivos para consulta, como o extrato de opções.

O extrato é individual e desenvolvido a partir de informações específicas de cada copasiano. Nele, todos os valores são informados para o participante saber com clareza sobre sua situação atual e para quais opções ele é elegível – aposentadoria, Benefício Proporcional Diferido (BPD), autopatrocínio, resgate e portabilidade.

Confira abaixo uma simulação do extrato da personagem fictícia “Liz da Libertas”, cliente do Novo Plano Copasa. Ao acessar o extrato por meio do autoatendimento no site da Libertas, o participante terá acesso às opções as quais é elegível e os respectivos valores de cada uma delas.

Na simulação, a personagem Liz é elegível à aposentadoria (benefício), resgate e portabilidade.

Aposentadoria

Na opção benefício, é apresentada à Liz, uma renda mensal paga pela Libertas que complementará a aposentadoria recebida pelo INSS. No extrato é informado o valor a receber mensalmente em 5, 10, 15, 20 ou 25 anos e recebimento indeterminado sem reversão e com reversão. Na opção sem reversão, os beneficiários do plano receberão o saldo remanescente em forma de saque caso titular venha a falecer. Já na opção com reversão, os beneficiários do plano receberão o saldo remanescente em forma de pensão (recebimento mensal) caso titular venha a falecer.

Dessa forma, ela poderá avaliar suas possibilidades e decidir junto à sua família.

Resgate

Na opção resgate, é possível consultar o valor da conta individual do participante e da patrocinadora e o saldo total bruto. Nessa opção, a porcentagem do Imposto de Renda é descontada sobre o saldo bruto.

No caso da simulação da personagem Liz, o desconto será de 15%, devido à sua opção de Regime de Tributação, resultando no saldo total líquido, conforme mostrado abaixo.

Portabilidade

Por último, a opção portabilidade traz o saldo que a personagem poderá transferir para outro plano de previdência, se assim desejar. Entretanto, é importante atentar-se às taxas de carregamento e de administração da nova instituição, bem como outros benefícios de pensão para familiares, o que na Libertas é garantido.

Vale lembrar que todos os dados e valores apresentados acima são fictícios, sem valores reais e servem apenas para exemplo. Cada participante deverá acessar o seu extrato individual personalizado, para ter acesso a simulação com valores para cada caso.

Confira como acessar o seu extrato:

1. Vá até o site www.fundacaolibertas.com.br e clique em “Autoatendimento”;
  2. Selecione a opção “Previdência” e faça login com seu CPF e senha;
  3. Ao acessar a tela inicial, clique no botão “Veja seu extrato de opções”;
  4. E Pronto! Todas as suas informações em um único lugar.

Conte sempre com a equipe da Libertas para esclarecer qualquer dúvida, ou apoiar no entendimento do seu extrato personalizado. Entre em contato pelos canais de atendimento:

• Telefones: 0800 704 3700 / (31) 2111-3700 (8h às 18h)
  • WhatsApp: (31) 3181-1337
  • E-mail: relacionamento@fundacaolibertas.com.br
  • Atendimento presencial: Av. Álvares Cabral, 200, 8º andar – Centro – Belo Horizonte

Confira outras matérias sobre o tema:

PDVI Copasa – Saiba como consultar o valor acumulado para a sua aposentadoria na Libertas

Portabilidade para o VocêPrev: garantindo vantagens no PDVI Copasa

PDVI Copasa: confira as principais dúvidas sobre os planos de previdência em caso de desligamento

PDVI da Copasa: Libertas participa de palestra sobre programa de desligamento