IRPF 2024: dicas para declarar suas contribuições ao plano de previdência

Criado em em: 15 de abril de 2024 / Atualizado em: 15 de abril de 2024 Visualizações: 1565

Na medida que a temporada de declaração do Imposto de Renda avança, é fundamental que todos os participantes ativos (em fase de contribuição) dos planos de previdência forneçam detalhes precisos de suas aplicações à Receita Federal até o dia 31 de maio.

Para te ajudar nessa fase, confira o passo a passo detalhado para preencher este item da declaração no App ou site oficiais da Receita Federal, com tranquilidade e segurança:

Informações do plano de previdência privada:

1. Acesse a sessão “Pagamentos Efetuados” e informe suas contribuições referentes ao ano de 2023 no código 36 (Previdência Complementar inclusive);
  2. Insira o CNPJ da Fundação Libertas: 20.119.509/0001-65;
  3. No campo “valor pago”, indique o valor total das contribuições realizadas no ano;
  4. No seu Informe, o valor pago para a previdência privada estará disponível no item 3 “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto sobre a Renda Retido da Fonte”, e na linha: 3 sobre “Contribuição a entidades de previdência complementar, pública ou privada, e a fundos de aposentadoria programada individual)”.

Atenção: participantes ativos, em fase de contribuição para o plano de previdência, devem retirar o ‘Informe de Rendimentos’ diretamente na área de Recursos Humanos das empresas patrocinadoras (Copasa, Codemge, Prodemge, MGS, Cohab Minas e Fundação Libertas).

Se tiver dúvidas sobre a declaração, procure um profissional de contabilidade da sua confiança.

Releia outras matérias sobre o tema: