IRPF 2024: informações e dicas para descomplicar a declaração

Criado em em: 15 de março de 2024 / Atualizado em: 19 de março de 2024 Visualizações: 3100

Começou no dia 15 de março a temporada de declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023), que segue até 31 de maio. Além de ser importante atentar-se ao prazo de envio, é essencial tomar alguns cuidados para cumprir suas obrigações fiscais de forma tranquila.

Desde o dia 29 de fevereiro, o Informe de Rendimentos referente aos planos de previdência e de saúde, estão disponíveis no autoatendimento no site da Libertas, facilitando o processo de preenchimento da declaração. Este ano, o documento não será enviado via Correios.

Passo a passo para acessar o informe:

Previdência: pensionistas, autopatrocinados e participantes que resgataram o saldo em 2023:

1. Acesse o site da Fundação Libertas: www.fundacaolibertas.com.br;
  2. No canto superior direito da página inicial, clique em “Autoatendimento”;
  3. Escolha a opção “Previdência” e faça login utilizando seu CPF e senha;
  4. Clique em “Demonstrativo de IR”;
  5. Selecione o ano-base 2023 e clique em “Filtrar”’;
  6. Por fim, clique em “Visualizar “para acessar o documento.

Plano VocêPrev

• Assistidos – para os assistidos e participantes que realizaram resgate do saldo de contas em 2023, o informe foi encaminhado por e-mail.
  • Ativos – caso você precise de um informe constando a relação das suas contribuições, solicite nos canais de atendimento da Fundação.

Saúde: beneficiários dos planos de saúde (contribuição, coparticipação e reembolso)

1. Acesse o site da Fundação Libertas: www.fundacaolibertas.com.br;
  2. No canto superior direito da página inicial, clique em “Autoatendimento”;
  3. Escolha a opção “Saúde” e faça login utilizando seu CPF e senha;
  4. Clique em “Demonstrativo Assistencial para Imposto de Renda”, localizado no menu “Assistencial”;
  5. Selecione o ano-base 2023 e clique em “Visualizar”.

Em caso de esquecimento da senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” e preencher o campo do CPF (ou código de acesso) e o e-mail cadastrado para recuperá-la.

Dicas importantes:

• Organize sua documentação: reúna todos os comprovantes de rendimentos, despesas dedutíveis, recibos médicos, entre outros documentos.
  • Cuidado com a duplicidade de informações: esteja atento para não incluir informações duplicadas na declaração, especialmente aquelas que já foram enviadas por fontes como empregadores e instituições financeiras.
  • Declare todos os rendimentos: não esqueça de incluir todos os rendimentos recebidos no ano-base 2023, mesmo aqueles de fontes secundárias, como aluguéis e investimentos.
  • Se necessário, busque orientação profissional: se tiver dúvidas ou situações complexas na declaração, é recomendável buscar orientação de um contador de sua confiança.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais de atendimento:

• WhatsApp: (31) 3181-1337
  • Telefones: 0800 704 3700 ou (31) 2111-3700