Fusão dos planos CD: assista ao vídeo e saiba mais sobre o processo

Criado em em: 23 de novembro de 2021 / Atualizado em: 23 de novembro de 2021

Com o objetivo de fortalecer o princípio da transparência e boas práticas de governança, a Fundação Libertas desenvolveu um novo material explicativo em vídeo, sobre o processo de fusão dos planos CD, iniciado em novembro deste ano.

Com a apresentação do diretor-presidente, Lucas Nóbrega, o vídeo traz em uma linguagem simples, informações acerca do andamento do projeto, bem como as expectativas sobre os próximos passos.

Clique aqui para assistir ou acesse por meio do canal da Fundação no YouTube: https://www.youtube.com/fundacaolibertasoficial.

Cabe lembrar que também está sendo avaliada a estratégia previdencial referente à migração dos Planos Copasa Saldado e Prodemge Saldado para um novo Plano Libertas CD Saldado. Com a migração, os participantes destes planos terão a oportunidade de participar de um plano com contas individuais e sem risco de déficit atuarial.

Da mesma forma que a fusão, o processo será amplamente debatido antes da aprovação junto aos órgãos competentes e, caso seja aprovado, será protocolado na PREVIC e então, colocado para opção individual aos participantes e assistidos.

Perguntas e Respostas – Confira também a seleção de Perguntas e Respostas, com os principais questionamentos e dúvidas sobre: migração dos planos Copasa Saldado e Prodemge Saldado e fusão dos planos.

A Libertas está comprometida com a transparência e o diálogo e se coloca à disposição de todos os participantes e partes interessadas, para o esclarecimento de dúvidas ou disponibilização de mais informações. Clique aqui e conheça todos os canais da nossa Central de Relacionamento.

Sobre a Fusão

Com a proposta de fusão dos planos, o objetivo é unificar os seis planos de previdência patrocinados, estruturados na modalidade de Contribuição Definida (CD), criando um único plano de previdência, denominado plano Libertas CD, sem solidariedade entre as empresas patrocinadoras.

O processo de fusão ocorre sem a necessidade de manifestação individual de participantes e assistidos, entretanto é obrigatória a aprovação dos órgãos competentes. Veja cronograma ao final da matéria.

Trata-se da fusão dos planos:

• CDPrev (Fundação Libertas);
  • CodemigPrev (Codemge);
  • CohabPrev (Cohab);
  • MGSPrev (MGS);
  • Novo Plano Copasa (Copasa);
  • ProdemgePrev (Prodemge).

Com a fusão, participantes e assistidos dos seis planos permanecem com seus direitos adquiridos preservados, conforme artigo 32 do regulamento do novo plano Libertas CD. Clique aqui e leia o regulamento.

Vantagens da fusão:

As regras do Libertas CD serão mais simples do que as estabelecidas nos regulamentos atuais. Entre as novidades estão: novas formas de recebimento de benefício, flexibilidade para alterar contribuição e beneficiários, possibilidade de implantação de perfis de investimentos, dentre outras.

Além disso, a fusão não acarretará custos adicionais às patrocinadoras e poderá trazer redução de despesas administrativas no médio/longo prazo devido ao ganho operacional e de escala.

Previsão

A expectativa de finalização do processo de fusão é o 2º semestre de 2022.

Confira mais matérias sobre o tema:

Perguntas e respostas: migração dos planos Copasa Saldado e Prodemge Saldado

Perguntas e respostas sobre a fusão dos planos

Fundação Libertas compartilha proposta de migração e fusão de planos com previsão de término em 2023