Governança na Libertas: conheça o trabalho das áreas de Compliance e Auditoria Interna

Criado em em: 29 de maio de 2023 / Atualizado em: 30 de maio de 2023

Para o fortalecimento da governança, um tema essencial para a transparência e segurança nas suas atividades, a Fundação Libertas conta com o trabalho ativo das áreas de Compliance e Auditoria Interna, lembrando que são unidades que se complementam e compartilham de valores como a independência de atuação, a abordagem baseada em riscos e o olhar mais crítico e imparcial sobre o que acontece na entidade.

Além disso, na Libertas tanto o Compliance quanto a Auditoria Interna respondem hierarquicamente ao Conselho Deliberativo e administrativamente à Presidência, tendo liberdade para examinar todos os setores da empresa sem que haja qualquer obstrução às tarefas que lhes foram designadas.

O objetivo principal do Compliance é atuar como um “guarda-chuva” prevenindo e detectando os riscos de não conformidade, promovendo treinamentos paras as equipes internas, assegurando que todas as atividades estejam alinhadas aos princípios éticos e normas estabelecidas.

Já a Auditoria Interna busca identificar oportunidades de aperfeiçoamento, tornar os controles mais eficientes e detectar inconformidades nos processos da organização. O trabalho da Auditoria Interna é independente e imparcial, realizando a fiscalização das normas estabelecidas, com base nas verificações pontuais em amostras de transações para garantir a integridade e a confiabilidade dos processos.

A Libertas valoriza a importância dessas funções e investe constantemente em aprimorar seus processos de Compliance e Auditoria Interna. A dedicação em garantir a conformidade com as legislações e normativos e a busca pela excelência na transparência e integridade resultaram em uma conquista notável: o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa, concedido pela Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, em 2022.

Essa conquista reforça o compromisso em oferecer um ambiente seguro e confiável para a gestão do patrimônio previdenciário de nossos participantes e é um reconhecimento pelo trabalho incansável em promover uma governança sólida e alinhada com as melhores práticas do segmento.

Relembre outras matérias sobre Governança:

Conheça a estrutura organizacional da Libertas e seu funcionamento

Conheça o Canal de Ética da Libertas e saiba como e quando utilizar

Conheça o Programa de Compliance da Libertas