Conheça a estrutura organizacional da Libertas e seu funcionamento

Criado em em: 27 de abril de 2023 / Atualizado em: 2 de maio de 2023

Nos últimos meses você ouviu falar muito sobre conselheiros e diretores, em razão do processo eleitoral de 2023. Mas você sabe quais são e como funcionam os órgãos estatutários da Libertas?

Aqui na Fundação, temos o compromisso de administrar os planos de previdência e de saúde com transparência e a estrutura de governança é formada por Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva, que são os órgãos de gestão e fiscalização da organização.

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da estrutura organizacional que define nossa política geral. É formado por três membros titulares e três suplentes eleitos pelos participantes e três membros titulares e três suplentes, indicados pelas patrocinadoras que contém o maior número de participantes vinculados aos planos de previdência e o maior patrimônio, respectivamente, sendo hoje Copasa, Prodemge e MGS.

Já o Conselho Fiscal é o órgão de controle interno, que fiscaliza a gestão econômico-financeira da Libertas. É formado por dois membros titulares e dois suplentes eleitos pelos participantes e dois membros titulares e dois suplentes, indicados pelas patrocinadoras que contém o maior número de participantes vinculados aos planos de previdência e o maior patrimônio, respectivamente, sendo hoje Copasa e Prodemge.

A Diretoria Executiva é o órgão da administração que coloca em prática as diretrizes do Conselho Deliberativo. É formada por três diretores técnicos e um diretor eleito.

Toda essa estrutura ainda é fortemente fiscalizada e regulamentada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que está vinculada ao Ministério da Fazenda e subordinada ao órgão regulador Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), além de possuir áreas dedicadas ao Compliance, gestão de riscos e auditoria interna. Assim como a Previc, a Libertas também é fiscalizada e regulamentada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), em sua administração dos planos de saúde.

Certificações e selos

Em 2022 conquistamos o selo de Autorregulação em Governança Corporativa da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar). A certificação é o resultado de uma busca constante do aprimoramento de nossos processos e de nossa governança, que tem como princípios a transparência, a equidade e a prestação de contas.

Além disso, em busca de mais uma certificação importante, realizamos a adesão ao projeto para obtenção do Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos da Abrapp, para obtenção do selo em 2023.

Para saber mais sobre nossa estrutura e conhecer os membros dos órgãos estatutários, acesse a página de Governança.