Conheça o Canal de Ética da Libertas e saiba como e quando utilizar

Criado em em: 30 de março de 2023 / Atualizado em: 30 de março de 2023

Implantado pela Libertas em maio de 2022, o Canal de Ética é um serviço terceirizado e independente para recebimento de denúncias, que oferece confiabilidade e segurança para quem deseja denunciar um ato ilícito ou antiético.

Através da plataforma da empresa Contato Seguro, clientes e colaboradores podem registrar casos ou incidentes pelo site www.contatoseguro.com.br/fundacaolibertas ou por telefone 0800 700 7667. O sistema garante a interação com o denunciante sem a necessidade de qualquer identificação, inclusive para o acompanhamento dos protocolos.

Quando devo utilizar?

Ao identificar ou suspeitar de atos ou comportamentos considerados antiéticos, ilícitos ou que sejam indicativos de possíveis desvios de conduta, seja de colaboradores ou lideranças da própria Fundação, terceiros ou parceiros de negócio.

O canal é uma ferramenta desenvolvida para garantir o sigilo absoluto, protegendo o anonimato do denunciante e preservando as informações para que uma apuração justa possa ocorrer.

Como funciona?

Após o envio da denúncia, será informado um número de protocolo para o acompanhamento da solicitação. Em seguida, a equipe do Contato Seguro irá encaminhar o caso para análise e investigação do Comitê de Ética da Libertas.

As denúncias podem ser enviadas por clientes e colaboradores que suspeitarem de atos ilícitos e desvio de conduta, independentemente do nível hierárquico.

Fique tranquilo, não é compartilhado o IP dos computadores, nem rastreado os telefones de origem das ligações realizadas. Todo o processo segue rígidos padrões de sigilo.

Atenção! É importante que esteja em mãos o número do protocolo da denúncia, pois ele será a única forma de obter um retorno sobre a solicitação.

No vídeo abaixo, você confere o passo a passo para enviar e acompanhar a sua denúncia.