Saiba como declarar o seu Plano de Saúde no IRPF 2024

Criado em em: 16 de maio de 2024 / Atualizado em: 16 de maio de 2024 Visualizações: 2268

O período para realizar declaração do Imposto de Renda 2024 (ano-base 2023), segue aberto até o dia 31 de maio. É importante garantir que as despesas com seu Plano de Saúde na Fundação também sejam devidamente informadas.

Para te ajudar nessa fase, confira o passo a passo detalhado para preencher este item da declaração no App ou site oficiais da Receita Federal, com tranquilidade e segurança.

Opção de preenchimento manual

• Faça o download do Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF) no site da Receita Federal e instale-o em seu computador e abra a declaração do imposto de renda do ano-base que você deseja preencher;
  • Na barra lateral esquerda do programa, clique na opção “Fichas da Declaração” e, em seguida, selecione a ficha “Pagamentos Efetuados”;
  • Dentro da ficha “Pagamentos Efetuados”, clique no botão “Novo” para adicionar um novo item. Caso a empresa que trabalhe pague parte do plano, só deve ser declarado o valor pago pelo beneficiário;
  • A quantia reembolsada pelo Plano de Saúde, seja ela total ou parcial, deve ser informada em “Parcela não dedutível/valor reembolsado”;
  • No novo item criado, preencha os campos solicitados com as informações do plano de saúde, incluindo o CNPJ da operadora (Fundação Libertas: 20.119.509/0001-65), o valor pago durante o ano-base e outras informações relevantes;
  • Após preencher todas as informações necessárias, clique em “OK” ou “Salvar” para registrar os dados do plano de saúde na declaração.

Opção pré-preenchida

Para usar a versão pré-preenchida, é necessário ter acesso ao sistema gov.br. O contribuinte precisa ter nível de segurança “prata” ou “ouro”.

• Busque por “Meu Imposto de Renda”
  • Clique no ano desejado;
  • Clique em “Preencher declaração”;
  • Escolha a opção “Pré-Preenchida”;
  • Entre na ficha “Pagamentos Efetuados”.

Após inserir todas as informações relevantes, revise cuidadosamente sua declaração com os valores nos seus documentos (informes, extratos e comprovantes) para garantir que esteja correta. Quando estiver satisfeito, envie a declaração para a Receita Federal dentro do prazo estabelecido.

Onde encontrar as informações?

Contribuição, coparticipação e reembolso:

• Acesse o site da Fundação Libertas: www.fundacaolibertas.com.br;
  • No canto superior direito da página inicial, clique em “Autoatendimento”;
  • Escolha a opção “Saúde” e faça login utilizando seu CPF e senha;
  • Clique em “Demonstrativo Assistencial para Imposto de Renda”, localizado no menu “Assistencial”;
  • Selecione o ano-base 2023 e clique em “Visualizar”.

Em caso de esquecimento da senha, basta clicar em “Esqueci minha senha” e preencher o campo do CPF (ou código de acesso) e o e-mail cadastrado para recuperá-la.

Relembre outras matérias sobre o tema: