PDVI Copasa: copasianos optam por permanecer na Libertas

Criado em em: 29 de junho de 2022 / Atualizado em: 29 de junho de 2022

Relembre o processo

Após a decisão da patrocinadora Copasa, em 2021, de disponibilizar um novo Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI) para seus colaboradores, a Fundação Libertas iniciou uma forte campanha de comunicação sobre os direitos e deveres daqueles que participavam dos planos de previdência, com objetivo de difundir informações seguras e claras para auxiliar na tomada de decisão consciente.

Ao final do período de inscrições ao PDVI, o total de 1.097 colaboradores da Copasa optaram em aderir ao programa. Destes, 1.067 eram participantes ativos da Libertas, distribuídos entre os planos Copasa RP1, Copasa Saldado e Novo Plano Copasa, sendo que praticamente todos os participantes que possuíam o Copasa Saldado faziam parte também do Novo Plano Copasa.

Maioria dos copasianos optaram por permanecer na Libertas

Até maio de 2022, dos 1.049 participantes do Novo Plano Copasa (modalidade Contribuição Definida) elegíveis a aposentadoria pelo plano, 60% optaram por receber um benefício de prestação continuada e 36% pelo resgate da parcela de contribuição definida. Destacamos que, grande parte das opções pelo resgate se deveram ao fato de 326 participantes, além de possuírem o Novo Plano Copasa, também, fazerem parte do Copasa Saldado. Além disso, foram realizados processos de portabilidade (1%) em alguns casos para o plano instituído da Fundação Libertas (VocêPrev), e 3% ainda não haviam se manifestado até a data desta publicação.

Já os participantes dos planos Copasa RP1 e Copasa Saldado (modalidade Benefício Definido), dos 363 participantes, 77% solicitaram benefício de renda vitalícia, 3% resgataram e 20% ainda não se manifestaram até a data desta publicação.

Agradecemos a confiança de todos os copasianos que optaram em permanecer na Fundação Libertas, e os parabenizamos pela escolha de poder contar com uma aposentadoria mais tranquila e protegida.

“Para nós, a permanência dos participantes na Libertas demonstra a confiança na Fundação. Conseguimos demonstrar as vantagens de ter uma renda segura na aposentadoria, o que vem ao encontro do nosso compromisso de estarmos mais perto dos nossos participantes de forma transparente. É uma alegria muito grande e nos enche de orgulho do trabalho que vem sendo realizado na Fundação”, comenta Cesar Daniel, Diretor de Seguridade Social.