Ouvidoria da Libertas para o Plano de Saúde – Saiba mais!

Criado em em: 21 de agosto de 2023 / Atualizado em: 30 de agosto de 2023

A ouvidoria da Fundação Libertas é responsável por receber e registrar reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos beneficiários do nosso plano de saúde.

Esse é o canal indicado para você avaliar e comentar a sua satisfação quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo plano de saúde da Libertas,

A Libertas está sempre disponível para auxiliar e apoiar em qualquer dúvida pertinente a solicitação, aprovação e acompanhamento de procedimentos, mas caso você não tenha sua solicitação atendida de maneira satisfatória, você pode utilizar a ouvidoria.

Como funciona a ouvidoria?

Cada manifestação passa por uma análise minuciosa dos ouvidores, sendo categorizada conforme o tipo, que pode ser plano de previdência ou de saúde, e de acordo com o assunto.

A ouvidoria desempenha um papel de segunda instância, o que implica que, quando é identificado que uma solicitação ainda não passou pela área responsável, a demanda é direcionada para a área imediatamente.

É importante lembrar que a ouvidoria não está encarregada de investigar denúncias de irregularidades ou infrações. Ao receber manifestações desse teor, elas são encaminhadas ao Canal de Ética.

Como utilizar a ouvidoria?

As manifestações podem ser comunicadas através dos seguintes canais:

E-mailouvidoria@fundacaolibertas.com.br

Telefone – 31 2111-3683

Portal da Ouvidoria – acessível pelo site da Libertas através da aba “fale conosco”, ou diretamente clicando em portal da Ouvidoria.

Presencial – é possível registrar sua manifestação de forma presencial na Fundação Libertas, mediante agendamento prévio.

Os horários de funcionamento da ouvidoria ocorrem de forma alternada durante a semana. Às segundas, quartas e sextas-feiras das 13h às 17h e às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h.

Todas as manifestações são registradas no portal da ouvidoria e geram um protocolo de atendimento que poderá ser utilizado pelo solicitante para verificar o status de resposta através do portal.

O tempo de retorno para um chamado via ouvidoria é de, no máximo, sete dias úteis, podendo se estender em até 30 dias para casos excepcionais.

Entenda a diferença entre a área de relacionamento e a ouvidoria

A área de relacionamento é a porta de entrada da Fundação Libertas, e é o principal canal de atendimento dos participantes e beneficiários. É um atendimento de primeira instância, responsável por atender todos os tipos de demandas, desde assuntos mais simples, como consulta de saldo de contas do plano de previdência ou a rede credenciada dos planos de saúde, até assuntos mais complexos.

Já a ouvidoria recebe os casos que não foram resolvidos pela primeira instância, seja por falta de autonomia na solução, insatisfação do beneficiário ou falha do processo interno.

Com isso, a ouvidoria tem como missão estar à disposição dos beneficiários dos planos de saúde e dos participantes dos planos de previdência para garantir que suas necessidades e solicitações sejam sempre respondidas.