Gerência de Compliance no “Quem faz a Libertas”

Criado em em: 27 de julho de 2022 / Atualizado em: 27 de julho de 2022

Nesta edição do “Quem faz a Libertas”, você irá conhecer a área de Compliance, suas atividades e os profissionais que trabalham para que todas as ações da Fundação estejam em conformidade com a ética e a transparência.

A Gerência de Compliance é responsável por garantir a reputação organizacional da Libertas. Ela assegura que o exercício das atividades ocorra de forma sustentável, em conformidade com as normas aplicáveis, dentro dos padrões de integridade.

A área atua como uma espécie de “guarda-chuva”, pois precisa recomendar e implementar controles e procedimentos para promover a governança e boa conduta.

Como é o dia a dia da área?

As atividades e ações de Compliance estão apoiadas nas melhores práticas de Governança Corporativa, políticas, estratégias, procedimentos e boas práticas estabelecidas pela alta administração da Libertas.

Para alcançar esses objetivos, são seguidos pilares importantes como:

• Compromisso da liderança;
  • Conduta e ética;
  • Políticas e procedimentos;
  • Due Diligence de integridade;
  • Comunicação e treinamento;
  • Avaliação de riscos e controles Internos;
  • Canal de denúncias;
  • Diversidade e inclusão;
  • Monitoramento contínuo.

Além disso, a área também atua nas seguintes questões:

• Identificar e avaliar a aderência da Fundação às recomendações de órgãos de supervisão e autorregulação e aos códigos de conduta e riscos envolvidos;
  • Garantir a existência de processo apropriado para criação e revisão da estrutura normativa da Fundação;
  • Assegurar a existência de processos apropriados para o atendimento adequado e com qualidade das demandas de reguladores, supervisores e autorreguladores, informando, sempre que necessário, aos órgãos estatutários sobre o andamento dos trabalhos e resultados;
  • Participar de reuniões dos órgãos estatutários com o objetivo de contribuir com as discussões dos temas de Compliance, auxiliando na revisão de práticas e regras de mercado, bem como atender à legislação aplicável, sempre em linha com os objetivos estratégicos da Fundação.
  • Atuar proativamente na definição e manutenção de programas relacionados ao Compliance.

Conheça a equipe:

O time de Compliance é composto por três integrantes que atuam de forma ativa e são peças fundamentais para que toda a estrutura citada acima, alcance ótimos resultados. São eles:

• Poliana Lemos da Silva – Gerente de Compliance
  • Adrielle Morgana de Lacerda Rodrigues – Analista de Compliance Sênior
  • João Verissimo Martins de Faria – Estagiário

Relembre outras matérias do “Quem faz a Libertas”