Conheça os pilares do Programa de Compliance da Libertas

Criado em em: 24 de abril de 2024 / Atualizado em: 25 de abril de 2024 Visualizações: 487

Na Fundação Libertas, a gestão de compliance é encarada como um objetivo estratégico. Compreendemos que a conformidade não é apenas uma exigência legal, mas também um imperativo ético e uma vantagem competitiva. Por isso, adotamos uma abordagem abrangente e proativa para garantir que nossas práticas estejam alinhadas com os mais altos padrões de conduta.

Nossa abordagem para a gestão de compliance é baseada em alguns princípios fundamentais:

1) Compromisso da Alta Administração

A Liderança da Fundação está totalmente comprometida em promover uma cultura de compliance desde o topo. Isso é percebido desde a fundamentação estratégica, como também o estabelecimento de políticas claras, alocação de recursos adequados e demonstração de um comportamento ético exemplar.

2) Conduta e ética

Código de Conduta e Ética da Libertas segue as melhores práticas de integridade corporativa e representa mais um passo para o fortalecimento da nossa cultura de integridade.  A gestão de compliance não se trata apenas de evitar punições legais, mas sim de agir com integridade em todas as nossas interações. Buscamos construir relacionamentos de confiança com clientes, fornecedores e outras partes interessadas, baseados em princípios éticos e transparentes.

3) Políticas e procedimentos

As políticas e procedimentos desempenham um papel fundamental no programa de compliance da Fundação, fornecendo diretrizes claras e estruturadas para garantir que todas as operações sejam conduzidas de acordo com os mais altos padrões éticos e legais. Esses elementos são os pilares sobre os quais uma cultura de conformidade sólida é construída.

4) Due Diligence de integridade

A due diligence de integridade desempenha um papel fundamental ao avaliar e mitigar os riscos relacionados à conduta ética com os terceiros com os quais estabelecemos relacionamento. Ao integrar a due diligence de integridade em nosso programa de compliance, estamos fortalecendo os fundamentos éticos da Libertas e promovendo uma cultura organizacional baseada na responsabilidade, transparência e conformidade.

5) Comunicação e treinamento

Reconhecemos a importância de educar e capacitar o nosso quadro corporativo em relação às políticas e procedimentos de compliance. Realizamos treinamentos regulares e mantemos linhas abertas de comunicação para que todos os empregados compreendam suas responsabilidades e possam relatar preocupações de forma confidencial.

6) Avaliação de riscos e controles internos

Implementamos um processo de avaliação de riscos para identificar e mitigar possíveis vulnerabilidades em nossas operações. Além disso, estabelecemos controles eficazes para monitorar e garantir o cumprimento das políticas de compliance em toda a Fundação.

7) Canal de ética

A Libertas conta com um canal de ética independente e terceirizado para o recebimento de denúncias de forma imparcial e confidencial, por meio da empresa Contato Seguro. Os colaboradores e clientes podem entrar em contato e registrar seus casos pelo site www.contatoseguro.com.br/fundacaolibertas ou pelo telefone 0800 700 7667. O atendimento é 24h e a ligação é gratuita e sigilosa.

8) Diversidade e inclusão

A integração dos princípios de diversidade e inclusão em nosso programa de compliance é uma necessidade imperativa para construir uma cultura organizacional ética, justa e sustentável. Isso não se trata apenas de adotar uma abordagem moralmente correta, mas também de reconhecer os benefícios tangíveis e intangíveis que a diversidade e a inclusão trazem para a Libertas.

9) Ambiental, Social e Governança (AGS)

A Libertas, conta com uma sólida estrutura de Governança Corporativa e com o objetivo de torná-la cada vez mais sustentável e perene, estamos em busca de melhorias contínuas e de aprimoramento em nossos processos internos para nos tornarmos cada vez mais alinhados aos critérios ASG.A sigla para Ambiental, Social e Governança tem origem no termo em inglês ESG (Environmental, Social and Governance) e trata de critérios que norteiam as ações da Fundação, uma tendência de forte impacto na área de investimentos, já que o conceito está cada vez mais atrelado à sustentabilidade e responsabilidade social dos negócios, que nos últimos anos, vem conduzindo as pessoas na hora de escolher onde aplicar seus investimentos.

10) Monitoramento contínuo

O compliance não é um objetivo estático, mas sim um processo contínuo de monitoramento e aprimoramento. Realizamos monitoramentos periódicos, revisões de políticas e análises de tendências para garantir que nossos padrões de conformidade estejam sempre atualizados e eficazes.

Uma cultura de compliance sólida é um componente essencial de qualquer programa eficaz. Continuaremos a promover essa cultura dentro da Libertas, incentivando a responsabilidade individual, a transparência e a ética em todas as interações e decisões.

Leia outras matérias sobre o tema: