Compliance na Libertas: busca contínua por melhores práticas em diversidade e inclusão

Criado em em: 19 de abril de 2022 / Atualizado em: 19 de abril de 2022

No ambiente corporativo, o termo Compliance está relacionado à conformidade e tudo que é feito para que a empresa mantenha sua integridade. No caso da Libertas, ele pauta condutas e ações com a finalidade não apenas do cumprimento de leis, normas e regulamentos, mas principalmente da vivência de todos esses princípios éticos no dia a dia de todas as equipes, sempre buscando solidificar de forma efetiva a cultura, ética e integridade na Fundação.

Conheça os pilares que reforçam essas boas práticas internas e, principalmente, o respeito ao ser humano e a sua essência:

• 1°: Suporte da alta administração;
  • 2°: avaliação de riscos;
  • 3°: código de conduta e políticas de Compliance;
  • 4°: controles internos;
  • 5°: treinamento e comunicação da equipe;
  • 6°: canal de denúncias;
  • 7°: investigação interna;
  • 8°: due diligence;
  • 9º: auditoria e monitoramento;
  • 10º: diversidade e inclusão.

Diversidade e inclusão

A Libertas é feita de pessoas, com pessoas e para pessoas. Por isso, acreditamos que é possível aprender com as diferenças, respeitando e valorizando a individualidade de cada um como condição fundamental para a existência de uma relação ética.

A Fundação assumiu como compromisso a adoção de uma cultura de diversidade e inclusão, com medidas pautadas no Código de Conduta e Ética. Dessa maneira, incentiva um ambiente de trabalho saudável, ético e digno: devemos combater atitudes e comportamentos nocivos à liberdade e dignidades dos colaboradores, buscando trazer uma convivência harmoniosa para todos.

Como ação prática, por exemplo, a gerência de Compliance e o Comitê de Conduta e Ética lançaram o e-book sobre assédio moral e sexual no trabalho, buscando esclarecer dúvidas e combater a discriminação e o assédio em todas as suas formas.

Além disso, a Libertas possui um canal interno de denúncias por meio do e-mail comitedeetica@fundacaolibertas.com.br e da ouvidoria da Fundação, disponível no site para todo o público de interesse.

Conheça mais sobre o Compliance na Libertas: acesse o Relatório Anual de Compliance (RAC), com todas as informações  e ações desenvolvidas pela Libertas no ano de 2021.