Reembolso no plano de saúde: como funciona e como solicitar

Criado em em: 29 de agosto de 2024 / Atualizado em: 29 de agosto de 2024 Visualizações: 797

Defendemos sempre o uso consciente do plano de saúde, entretanto, reconhecemos também que existem situações em que o beneficiário pode preferir um atendimento específico por um especialista, clínica, laboratório ou hospital que não esteja credenciado. Para esses casos, o beneficiário tem direito ao ressarcimento das despesas médico-hospitalares realizadas.

Quais as principais regras do reembolso?

O reembolso é limitado aos procedimentos previstos no Rol de procedimentos e eventos em saúde, editado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e no Regulamento dos Planos de Saúde. Além disso, o local de realização deve estar compreendido na área geográfica de cobertura do plano e seu valor será conforme as tabelas de valores de serviços adotadas pela Fundação, descontado os valores de coparticipação previstos nos regulamentos.

Como solicitar o reembolso?

A solicitação poderá ser feita pelo beneficiário titular ou dependente do plano, e o ressarcimento somente será realizado em contas que estejam em nome do titular ou responsável do grupo familiar. Para solicitar, é necessário seguir alguns passos simples:

1) Preenchimento do formulário: primeiro, é necessário imprimir o formulário de Requerimento para Ressarcimento de Despesas Médico-Hospitalares. (Você pode acessar o formulário clicando aqui).

    2) Leitura atenta das instruções: certifique-se de ler todas as instruções descritas no formulário. Essas instruções fornecem informações essenciais sobre como preencher corretamente o formulário e quais documentos precisam ser anexados para a análise do pedido.

    3) Envio da documentação: após preencher o formulário e anexar os documentos necessários, o próximo passo é enviá-los à Fundação Libertas. Você pode fazer isso de duas formas:

    • Presencial: a solicitação deverá ser entregue pessoalmente na Fundação Libertas ou enviados por Correios, para Avenida Álvares Cabral, 200, 8º Andar, Centro, Belo Horizonte/ MG, CEP 30170-000.
    • Digital: o termo também poderá ser assinado eletronicamente, por meio de uma plataforma de assinatura digital verificada (GOV), e, neste caso, também poderá ser enviado por e-mail relacionamento@fundacaolibertas.com.br.

      Importante: o termo físico assinado e escaneado não tem validade legal e não será aceito.

      Você pode acompanhar o extrato de utilização do seu plano de saúde no autoatendimento do site ou no aplicativo Libertas Saúde. Clique aqui para saber mais.

      Compromisso com você

      A Fundação Libertas mantém contratos de credenciamento com diversos profissionais e estabelecimentos médico-hospitalares em seus planos de saúde. Esse processo de credenciamento é rigoroso e inclui uma seleção criteriosa de cada candidato – seja pessoa física ou jurídica. Os candidatos são avaliados com base em aspectos técnicos e éticos, garantindo que a assistência oferecida aos beneficiários seja de alta qualidade.

      Além disso, são negociadas entre os prestadores de serviços e a Libertas as condições de atendimento e as tabelas de remuneração dos honorários médico-hospitalares, que são formalizadas nos contratos de credenciamento, o que auxilia na manutenção do equilíbrio financeiro dos planos.