Webinar aborda resultados de 2020 e perspectivas sobre o futuro da Libertas

Criado em em: 2 de junho de 2021 / Atualizado em: 2 de junho de 2021

A Diretoria Executiva da Fundação Libertas realizou, no dia 31/5, uma webinar, via YouTube, para prestação de contas do ano de 2020. A transmissão, que já teve mais de 500 visualizações, apresentou os fatos relevantes do ano passado e as perspectivas sobre o futuro da Fundação. Também foram esclarecidos os principais números publicados no Relatório Anual de Informações (RAI 2020) e respondidas perguntas recebidas durante o encontro on-line.

O Diretor-Presidente, Lucas Nóbrega, esclareceu que o webinar é uma versão on-line dos encontros que a Fundação realizava nas unidades das Patrocinadoras nos anos anteriores. “Gostaríamos muito de fazer isso ao vivo nas Patrocinadoras, mas, em virtude da pandemia, não é possível”.

Durante sua apresentação, Lucas falou sobre as estratégias que estão em andamento para que a Libertas seja reconhecida como uma referência nacional na gestão de planos de previdência e assistenciais. Sobre os fatos que marcaram 2020, o Diretor-Presidente destacou o atingimento de R$ 4 bilhões em recursos administrados, a posse da nova diretoria e as primeiras ações da gestão, como o novo planejamento estratégico e compromisso com os participantes.

Na sequência do evento, o Diretor Administrativo, José Maria dos Santos, destacou os principais números de Gestão de Pessoas e os esforços empenhados pela alta administração no desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, bem como em seu bem-estar diante da realidade do home office.

Para falar sobre investimentos, Rodrigo Barata, Diretor de Investimentos e Controladoria, apresentou o cenário econômico de 2020, explicou de forma detalhada as estratégias utilizadas para as aplicações, bem como seus impactos e as realidades dos planos deficitários Copasa Saldado e Prodemge Saldado. Ao final da sua fala, Barata abordou as perspectivas para 2021 e reforçou o compromisso da Libertas com a busca incansável para os melhores resultados para nossos participantes e pela saúde dos planos administrados.

O Diretor de Seguridade Social, Cesar Danieli, trouxe dados relevantes sobre a Gestão Previdencial, como as ações realizadas em 2020, perfil dos participantes, patrimônio, bem como dados da Gestão Assistencial, por meio dos números referentes aos planos de saúde administrados, bem como as ações e esforços empenhados durante o período de pandemia, como promoção à saúde e qualidade no atendimento.

Roda de perguntas

Ao final do evento, os quatro diretores se puseram a disposição e responderam às perguntas enviadas pelos participantes via chat do YouTube. Em uma roda de perguntas mediada pela Analista da Coordenadoria de Comunicação e Eventos, Bruna Medeiros, todas as dúvidas foram esclarecidas.

Em resposta à pergunta enviada sobre qual a finalidade de termos colaboradores atuando em outros Estados do Brasil, Lucas Nóbrega esclareceu que o objetivo é aproveitar o benefício do trabalho remoto para atrair talentos de todo país para se candidatarem às vagas abertas pela Fundação, mas que isso não muda a abrangência de atendimento que hoje é estadual, restrita à Minas Gerais.

Algumas pessoas perguntaram sobre os planos deficitários. A dúvida foi se os valores já pagos pelos assistidos serão suficientes para o equacionamento dos déficits. Em resposta, Lucas explicou que se faz necessário um novo equacionamento nos planos Copasa Saldado e Prodemge Saldado ante ao resultado atuarial apurado ao longo dos últimos anos, mas que a entidade está trabalhando para oferecer soluções para que os participantes sejam menos impactados.

A perspectiva sobre a criação de perfis de investimentos também foi questionada. O Diretor de Investimentos, Rodrigo Barata, informou que, desde a posse da nova gestão, o grupo está empenhado em implantar esse modelo de investimento para os participantes e que o projeto está em andamento. Segundo ele, “perfis de investimentos têm que existir em Planos CD”.

A venda do edifício Life Center também gerou dúvidas quanto ao impacto nas carteiras de investimentos da Fundação. Rodrigo esclareceu que, de acordo com a legislação, a Fundação tem que se desfazer da carteira de imóveis e a gestão está se antecipando para garantir maior rentabilidade.

Os beneficiários do plano de saúde, ex MinasCaixa, perguntaram sobre qual é o grau de segurança da Fundação Libertas para esse público em específico. O Diretor de Seguridade Social, César Danielli, esclareceu que o plano previdenciário da Minas Caixa foi assumido pelo Governo do Estado de Minas Gerais e que a atuação em relação ao Plano de Saúde, administrado pela Libertas, segue em plena forma e reforçou o compromisso na manutenção e qualidade do serviço oferecido.

O webinar está disponível no canal do YouTube da Fundação Libertas. Clique aqui para assistir.