Você sabe o que é Relatório Anual de Informações?

Criado em em: 30 de abril de 2019 / Atualizado em: 30 de abril de 2019

O Relatório Anual de Informações, mais conhecido pela sigla RAI, é a mais importante publicação da Fundação Libertas destinada a informar e dar transparência aos resultados dos planos de previdência administrados aos participantes, assistidos e patrocinadores. O RAI atende a Resolução CGPC nº 13, principal norma que disciplina o acesso às informações dos participantes. O documento busca facilitar o acompanhamento do plano de previdência e da própria Libertas, por seus principais interessados: participantes e familiares.

Em cada plano de benefícios são relacionados os principais fatos, eventos e resultados de 2018 no âmbito previdencial, atuarial, contábil e de investimentos. O objetivo é qualificar e apresentar os dados consolidados da Fundação.

Dessa maneira, os quase 22.000 participantes e assistidos dos 11 planos patrocinados da Codemge, Cohab, Copasa, Libertas, MGS e Prodemge têm no RAI uma fonte confiável de informações, a fim de acompanhar a formação da poupança previdenciária para o futuro.

Além do RAI, a Superintendência de Previdência Complementar (Previc), órgão de fiscalização dos Fundos de Pensão obriga que a Fundação Libertas divulgue na integra as demonstrações financeiras do exercício, composto por Demonstrações Contábeis, Atuariais e os pareceres de aprovação dos Auditores Independentes, do Conselho Fiscal e a aprovação pelo Conselho Deliberativo.