Transformação Cultural da Libertas encerra mais um ciclo

Criado em em: 11 de fevereiro de 2021 / Atualizado em: 11 de fevereiro de 2021

Na última terça-feira (9/2) foi dia de relembrar toda a jornada da Libertas, desde o início do projeto de Transformação Cultural, iniciado em agosto de 2020. De lá para cá, foram muitas mudanças na organização, na atitude dos colaboradores, na estruturação dos valores da Fundação, e em aprendizados, todos calcados por um forte alicerce interno.

Em uma apresentação on-line para todo o time, a Libertas encerrou um importante ciclo em parceria com a Consultoria Iconee,  grande aliada durante toda a trajetória. A partir de agora, seguimos adiante com o objetivo de colocar em prática tudo aquilo que construímos juntos e, assim, garantir que as mudanças desejadas por todos sejam realizadas.

Durante a apresentação, o consultor Fabiano Birchal conduziu uma importante retrospectiva sobre o projeto, relembrando a importância do trabalho em equipe, um grande marco da transformação: “o sucesso da Transformação Cultural depende da ação coletiva. O melhor de cada pessoa, para o melhor para todos”, completou.

Durante a primeira etapa, realizamos o diagnóstico da Cultura Instalada na Fundação, onde descobrimos os nossos arquétipos culturais, valores e crenças, e pudemos reconhecer quem éramos naquele momento, o que era positivo e o que gostaríamos de melhorar, o que chamamos de lado luz e sombra.

Feita essa análise, e por meio de muita escuta e troca entre todos os colaboradores, definimos juntos quais aspectos de uma nova cultura eram necessários para que as diretrizes estratégicas fossem cumpridas e nós nos tornássemos aquilo que desejávamos.

O resultado desta etapa foi um novo manifesto da cultura com novos valores: Ética, Transparência, Equidade, Foco no Cliente, Foco em Resultados Sustentáveis, Senso de Equipe e Inovação, e o comprometimento em manter, combater e evitar, e reforçar e incentivar determinados comportamentos e situações.

O momento agora é de colocar em prática! Como resultado da última fase do projeto, chegamos à quatro frentes de trabalho que serão responsáveis por implementar e garantir a efetividade de tudo o que foi planejado. São elas: qualificação e desenvolvimento, comunicação, gestão/processos e Programas/Projetos/ Eventos, que somadas apresentam ao todo dezoito ações e projetos.

Todas as iniciativas vão ser implantadas em ondas, ou seja, em etapas, para que possamos garantir uma melhor fluidez e adaptabilidade à rotina de todos. Além disso, elas estão diretamente ligadas à nossas OKRs (Objetives and Key Results), o que proporcionará um acompanhamento ainda mais efetivo.

Ao final da apresentação, ouvimos diversos depoimentos emocionados de colaboradores expressando seus sentimentos em relação ao projeto, com muita alegria e satisfação. “O alicerce está pronto. E o bom é a segurança e autoestima que temos agora”, completou Rodrigo Barata, diretor de investimentos.