Setembro amarelo: prevenção ao suicídio

Criado em em: 26 de agosto de 2021 / Atualizado em: 27 de setembro de 2021

Mundialmente, o mês de setembro é dedicado à prevenção do suicídio e chamado de Setembro Amarelo. A iniciativa, criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), promove ações e divulga informações para conscientizar a população. Para 2021, o tema da campanha é ‘Agir salva vidas!’

Os casos de suicídio aumentaram ainda mais em decorrência dos reflexos da pandemia diante da saúde mental. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Em cerca de 96,8% dos casos, o suicídio está relacionado à depressão, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O reconhecimento dos fatores de risco, além informações sobre prevenção são fundamentais.

Importante identificar, seja em si mesmo, ou outras pessoas:

• o isolamento emocional e social,
  • a ausência de comunicação,
  • irritabilidade atípica,
  • alterações no sono,
  • sintomas físicos, como dor no estômago
  • alteração intestinal, que não estejam associadas a nenhum diagnóstico médico.

Para minimizar os efeitos negativos da pandemia, alguns hábitos como dormir bem, praticar exercícios, manter uma alimentação saudável e buscar novos aprendizados, são de extrema importância.

Conheça as cartilhas, lançadas pelo Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com orientações sobre o tema:

PÚBLICO JOVEM

De olho no crescimento de casos de suicídio entre o público jovem, o site www.setembroamarelo.com.br disponibiliza uma carta ao pais, sob o título: Automutilação e Suicídio.

O material ajuda os pais a observarem os sinais que crianças e adolescentes emitem quando estão passando por algum problema, bem como orienta sobre como conversar sobre mudanças de comportamento dos filhos.

A orientação de um psiquiatra e psicólogo é sempre importante.