Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Criado em em: 14 de setembro de 2020 / Atualizado em: 14 de setembro de 2020

Desde 2015, nos meses de setembro, chamamos a atenção de toda a sociedade para um tema de grande importância: a prevenção ao suicídio. Essa campanha identificada pela associação à cor amarela, foi criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em reforço ao Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro.

Falar sobre suicídio e reconhecer a sua forte presença, é o primeiro passo para tratarmos esse grave e complexo fenômeno. Para termos uma dimensão do seu alcance, segundo um estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso.

Cabe a todos nós a responsabilidade de cuidarmos uns dos outros e sabermos ajudar quando percebemos que alguém próximo, ou muitas vezes, nós mesmos, estivermos precisando de ajuda.

Para isso, conheça os principais sinais de alerta:

• Aparecimento ou agravamento de problemas de comportamento.

• Preocupação com sua própria morte ou falta de esperança.

• Expressão de ideias ou de intenções suicidas.

• Isolamento

Reconhecidos os sinais, o melhor a se fazer é se dispor a escutar sem julgamentos e orientar a pessoa a buscar a ajuda correta.

Suporte do CVV

De forma gratuita, o CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas, todos os dias. A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita. Também é possível acessar www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

Fundação Libertas

A Fundação Libertas conta com profissionais credenciados que estão trabalhando com consultas on-line devido a pandemia, e também presencial, de acordo com cada médico. Entre em Contato conosco pelos telefones (31) 2111-3622 ou (31) 2111-3720.