Saiba mais sobre a nota da Libertas no IDSS 2021

Criado em em: 16 de março de 2022 / Atualizado em: 16 de março de 2022

A Libertas divulgou em janeiro sua mais recente nota (ano base 2020) no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), programa obrigatório da Agência Nacional da Saúde (ANS) que avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio de indicadores que são divulgados anualmente pela agência. Veja o resultado completo da avaliação neste link.

A nota final e o indicador IDGA representaram uma queda em relação à pesquisa anterior (ano base 2019), conforme tabela abaixo:

IDSS Ano base 2019 Ano base 2020
IDSQ – Qualidade em atenção à saúde 0,3241 0,3717
IDGA – Garantia de acesso 1,0000 0,4860
IDSM – Sustentabilidade no mercado 0,8161 0,9904
IDGR – Gestão de processos e regulação 0,9161 0,9353
Nota final 0,7880 0,6508

Nesse sentido, a Libertas esclarece a todos os beneficiários dos seus planos de saúde que já identificou os pontos de melhorias e apresentou ações a serem implementadas nas áreas dos indicadores com as notas mais críticas, sendo eles: Qualidade em Atenção à Saúde e Garantia de Acesso, conforme detalhado abaixo.

Qualidade em Atenção à Saúde

Serão promovidas duas novas campanhas: uma com foco no controle glicêmico de pacientes adultos diabéticos e outra com foco na detecção precoce do câncer de colo de útero em mulheres.

Garantia de Acesso

Será instituído um novo programa de Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças, que será baseado no monitoramento do cuidado integral ao idoso. A Fundação compreende que uma avaliação geriátrica eficiente e completa é fundamental para a elaboração de um plano de cuidado, adequado as suas necessidades.

Impactos da Covid-19

A Libertas informa também que, antes da divulgação dos resultados do IDSS ano-base 2020, a ANS avaliou 19 indicadores com maior risco de impactos da pandemia de Covid-19. Os indicadores avaliados eram sobre atenção à saúde e satisfação dos beneficiários.

A análise apontou repercussão “pequena” em cinco indicadores, “discreta” em quatro e “nenhuma repercussão” em dez. Para os indicadores em análise, a pandemia trouxe pequenas repercussões nos resultados, o que, de certa forma, comprometeu a avaliação do nosso desempenho.

Promoção de Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças

Com foco cada vez maior em promoção de saúde e prevenção de riscos, através dos programas e campanhas de Assistência Integrada, bem como por meio de ações realizadas no Programa de Educação Financeira, Previdenciária e para Saúde, o Papo Certo, esperamos alcançar bons resultados no próximo IDSS e, acima de tudo, proporcionar saúde e bem-estar aos nossos beneficiários.

Mesmo diante de um cenário desafiador, seguimos com a mesma dedicação e ressaltamos o nosso compromisso com a transparência, a conformidade e a ética.