Retrospectiva 2023: relembre as principais notícias da Libertas

Criado em em: 20 de dezembro de 2023 / Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 Visualizações: 300

Uma tradição dos finais de ano é relembrar importantes momentos e situações que marcaram o ano que termina. A Fundação Libertas chega ao final de 2023 com muitas razões para celebrar e convida aos participantes, assistidos e beneficiários, para uma breve retrospectiva.

Relembre a seguir alguns projetos, conquistas e novidades que fizeram parte deste ano.

Libertas com Você

No programa Libertas com Você, a equipe de relacionamento da Libertas realizou mais de 1.800 atendimentos presenciais dentro das patrocinadoras em 2023, com objetivo de estreitar e fortalecer o relacionamento com os colaboradores. Foram mais de 130 visitas, realizadas na Copasa, MGS, Codemge e Prodemge. A ação que tem crescido e alcançado cada vez mais pessoas, faz parte de programa de Educação Financeira, Previdenciária e para a Saúde, o “Papo Certo” e retorna na segunda quinzena de janeiro de 2024.

Conquistas e reconhecimento em gestão de pessoas

No dia 9 de fevereiro, durante evento realizado pela Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), a Fundação Libertas recebeu o Selo de Engajamento na categoria Ouro, de empresas de grande porte, referente à pesquisa aplicada em 2022. Em 12 de dezembro, pelo terceiro consecutivo, também conquistou o Selo, referente ao ano de 2023. Em março de 2023, pelo segundo ano consecutivo, a Libertas conquistou outro reconhecimento muito importante em Recursos Humanos, o selo Great Place to Work (GPTW).

Eleições

A eleição para novos membros da Diretoria Executiva e Conselhos Deliberativo e Fiscal, foi realizada pelo site, presencialmente e por telefone, entre 13 e 17 de março, e encerrou com 5.893 votos. Ativos, aposentados e pensionistas da Libertas elegeram Cesário da Silva Palhares, como novo Diretor Eleito. Para a nova composição do Conselho Deliberativo foram escolhidos Renilton Barreiros Filho, Eduardo Antônio Lopes, Karina Bonamichi, Mônica Juliene, Milton Luiz Costa e Adilson Ramos de Souza. Para integrar o Conselho Fiscal, foram eleitos Gustavo Guimarães Garreto, Beatriz Helena de Oliveira, Geraldo do Nascimento e Tarcisio Oliveira Braz.

PDVI

No mês de maio, a patrocinadora Copasa anunciou o início do Programa de Desligamento Voluntário Incentivado (PDVI).  Desde então, para apoiar os copasianos nessa importante decisão, a Fundação tem prestado atendimentos e desenvolveu materiais exclusivos como extrato de opções, hotsite, e-book, e-mails, banners – com objetivo de fornecer todas as informações para que a melhor opção para o participante e sua família seja tomada.

Nova assistente virtual

A Libertas anunciou em 17 de julho, o lançamento da Liz, sua assistente virtual que apoia os participantes nos atendimentos via WhatsApp. Com o objetivo de aprimorar ainda mais o atendimento, a Liz chegou para dar mais autonomia e agilidade para quem não quer perder tempo no telefone 0800 ou aguardando retorno via e-mail.

Recalculando a Rota

Realizada anualmente nos meses de agosto, setembro, outubro e dezembro, a campanha Recalculando a Rota, tem por objetivo estimular os participantes dos planos de Contribuição Definida a repensar o planejamento da previdência privada na Libertas. A campanha de 2023 alcançou um crescimento de 39,6% no número de participantes, em relação ao ano anterior, saindo de 623 para 853 clientes que alteraram o seu percentual.

Fusão dos planos

O Conselho Deliberativo da Fundação Libertas aprovou no dia 21 de agosto, após ajustes solicitados pela Secretária Estadual de Fazenda (SEF), a versão final dos documentos que compõem o pedido de fusão dos planos de previdência da modalidade Contribuição Definida (CDPrev, CodemigPrev, CohabPrev, MGSPrev e ProdemgePrev). No dia 11 de dezembro, dando seguimento ao processo, a Libertas protocolou junto à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), o pedido de fusão. O próximo passo será a análise do processo pela autarquia em até 110 dias úteis.

VocêPrev

Em maio, a Associação Brasileira de Recursos Humanos de Minas Gerais (ABRH-MG), foi oficialmente integrada como instituidora do plano VocêPrev. Trazer mais um instituidor para o plano, tem o objetivo de auxiliar na entrada de mais participantes e consequentemente de mais recursos. Continuando no movimento de expansão da Libertas para o mercado nacional, em setembro, a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores do Distrito Federal (DF-PREVICOM), se tornou co-instituidora do plano. Com isso, a Libertas assumiu a administração do plano de previdência dos colaboradores que fazem a gestão da entidade.

Seminário de Investimentos

O Hotel Ouro Minas, em Belo Horizonte, foi palco nos dias 8 e 9 de novembro do 3º Seminário de Investimentos, Riscos e Compliance, promovido pela Fundação Libertas. O evento que tem se consagrado na agenda das entidades de previdência complementar e de outras organizações de Minas Gerais e outros Estados, reuniu mais de 300 participantes em meio a debates abrangentes, que abordaram temas como a agenda ESG nas organizações, cenário nacional e internacional de investimentos, longevidade e cultura de compliance em diferentes meios como saúde e futebol.

Campanhas de Saúde

Os beneficiários dos planos de saúde da Libertas contaram com sete iniciativas de prevenção a doenças promovida pela Fundação. Entre elas, destaque para a Campanha de Prevenção a Diabetes que atingiu mais de mil pessoas, com isenção de coparticipação para realização de exame.

Clínica Libertas Saúde

Em seu segundo ano de atuação, a clínica de atenção primária a saúde da Libertas, atendeu em seu Programa de Monitoramento e Cuidado Integrado ao Idoso, 273 novos clientes por meio de mais de 800 consultas. Os beneficiários realizaram mais de 1.700 retornos entre consultas médicas e enfermagem. O objetivo é que em breve os atendimentos sejam estendidos a todos os beneficiários.