Resultado dos investimentos: março de 2024

Criado em em: 26 de abril de 2024 / Atualizado em: 26 de abril de 2024 Visualizações: 946

O mês de março foi marcado por ganhos nos principais mercados acionários globais. O S&P 500, índice composto pelas quinhentas maiores ações americanas em valor de mercado e liquidez, registrou alta de 3,1%. Por outro lado, as curvas de juros americanas e o dólar registraram resultados em posições opostas. A taxa de juros de 10 anos desvalorizou 0,05 p.p, o dólar (índice DXY) se valorizou 0,32% frente a uma cesta de moedas globais. As incertezas sobre o processo de corte de juros nos Estados Unidos e o atual cenário de inflação justificam o comportamento diferente dessas duas classes de ativos.

No Brasil, o índice Ibovespa desvalorizou 0,71% em contraste com o desempenho das principais bolsas globais, acumulando uma perda no primeiro trimestre do ano de 4,5%. O novo fluxo de saída dos investidores estrangeiros da bolsa, as incertezas em relação à condução da política monetária pelo Banco Central frente às possibilidades de resiliência da inflação e as dúvidas sobre a agenda econômica do governo são os principais fatores que justificam a performance negativa.

Na política monetária, o índice de inflação IPCA apresentou alta de 0,16% em março, ficando abaixo das expectativas do mercado 0,25%. A desaceleração refletiu sobretudo a dissipação das altas de educação, comunicação e gasolina observadas nos dois primeiros meses do ano, além da descompressão gradativa dos preços de alimentos.

Resultado dos investimentos

Diante deste cenário, as carteiras de investimentos administradas pela Fundação Libertas dos planos na modalidade de Benefício Definido (BD) obtiveram resultado de 1,00% no consolidado. Já as carteiras dos planos na modalidade de Contribuição Definida (CD), apresentaram rentabilidade consolidada dos investimentos de 0,91% no mês.

Você já conhece o informe mensal de investimentos?

Mensalmente, a Fundação Libertas disponibiliza em seu site um informe detalhado com a rentabilidade e os indicadores financeiros de todos os planos de previdência. Veja como é fácil e descomplicado acompanhar os seus investimentos na Libertas.

O que você encontra no informe mensal:

• Boletim Macroeconômico: análises e projeções sobre cenários econômicos globais e o seu impacto sobre os investimentos;
  • Rentabilidade do plano: detalhes sobre os resultados, incluindo rendimentos obtidos durante o período;
  • Comparativos com indicadores financeiros: o informe apresenta a rentabilidade dos planos e indicadores de mercado, permitindo uma análise mais aprofundada dos resultados;
  • Distribuição da carteira: valor aplicado por segmento;
  • Enquadramento da carteira, de acordo com a Política de Investimentos.

Acompanhar de perto os resultados dos planos de previdência, assim como o desempenho do mercado, é fundamental para você garantir uma gestão eficaz do seu patrimônio e traçar projetos para uma aposentadoria tranquila.

Confira outras matérias sobre o tema: