Reajuste no Plano Assistencial da Prodemge

Criado em em: 26 de fevereiro de 2024 / Atualizado em: 26 de fevereiro de 2024 Visualizações: 211

Como parte dos esforços contínuos da Fundação Libertas para garantir a qualidade e abrangência dos serviços oferecidos, é necessário realizar um reajuste nos valores do Plano de Saúde da Prodemge.

Como qualquer alteração no custeio pode ser causa de preocupação, a Libertas explica a seguir os motivos por trás desse reajuste. Nos últimos anos, o plano enfrentou um aumento significativo nos custos operacionais, incluindo despesas médicas, custos com medicamentos, tecnologia e outros serviços relacionados à saúde, bem como situações não previstas e com custo relevante.  Em contrapartida, o percentual sobre os salários dos empregados da Prodemge para a cobertura do plano assistencial foi reajustado pela última vez em janeiro/2020, mantendo-se constante.

Confira os novos descontos valendo a partir de fevereiro de 2024:

CategoriaSituaçãoContraprestação do ParticipanteContraprestação Prodemge
Idade < 44Idade > 44Idade < 44Idade > 44
AntesDepoisAntesDepoisAntesDepoisAntesDepois
TitularAtivo3,65%5,02%3,65%5,02%3,65%5,02%3,65%5,02%
Mantido7,32%10,07%7,32%10,07%0,00%0,00%0,00%0,00%
Assistido Permanente7,32%10,07%7,32%10,07%0,00%0,00%0,00%0,00%
Assistido Temporário3,65%5,02%3,65%5,02%3,65%5,02%3,65%5,02%
Dependente DiretoAtivo2,75%3,78%4,58%6,30%2,75%3,78%4,58%6,30%
Mantido5,49%7,56%9,16%12,61%0,00%0,00%0,00%0,00%
Assistido Permanente5,49%7,56%9,16%12,61%0,00%0,00%0,00%0,00%
Assistido Temporário2,75%3,78%4,58%6,30%2,75%3,78%4,58%6,30%
(1) Percentuais incidentes sobre os salários dos empregados e sobre as aposentadorias e pensões recebidas pelo INSS e pela Libertas
(2) Os salários dos titulares, base de cálculo das contribuições, estarão sujeitas à um Piso Salarial de R$ 5.188,86 e à um Teto Salarial de R$ 25.944,30.

Contraprestação dos Dependentes Especiais
Faixa EtáriaAntesDepois
0 – 18323,67                                       445,43
19 – 23323,68                                       445,45
24 – 28323,69                                       445,46
29 – 33355,74                                       489,57
34 – 38433,64                                       596,78
39 – 43493,16                                       678,69
44 – 48585,73                                       806,08
49 – 53616,54                                       848,48
54 – 58770,70                                    1.060,64
59+1.029,96                                    1.417,43
* As tabelas acimas representam um reajuste de 37,62% sobre os valores cobrados até janeiro de 2024.

O reajuste em fevereiro de 2024 é crucial para garantir que seja possível continuar a oferecer um serviço de qualidade, com acesso a uma ampla rede de profissionais e instituições de saúde. Importante ressaltar que em 2024 a data do reajuste foi postergada do mês de janeiro para fevereiro e não será cobrada retroativamente.

Conforme o regulamento do plano, as contribuições deverão ser reajustadas, anualmente, quando verificados indícios de desequilíbrio ou quando a alteração se justificar por razões técnicas ou conjunturais.

Todo reajuste proposto para manutenção da saúde financeira do plano é fundamentado em estudos técnicos, debatidos e aprovados pelos Conselhos Deliberativo e de Curadores, pelas Diretorias Executivas da Prodemge e da Fundação Libertas, conforme disposto na regulamentação aplicável pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A Libertas permanece à disposição para esclarecer qualquer dúvida que possa surgir e agradece a compreensão e confiança contínuas em seus serviços.

Se precisar, fale conosco:

• WhatsApp: 31 3181-1337
  • Telefones: 0800 704 3700 ou (31) 2111-3700.