Reajuste anual do Plano de Saúde dos empregados e assistidos da Libertas

Criado em em: 6 de outubro de 2023 / Atualizado em: 6 de outubro de 2023 Visualizações: 407

Novo percentual de reajuste foi de 19,53%, com data de vigência dos novos valores a partir de 1º de setembro de 2023.

Até o ano de 2022, os reajustes do Plano Fundação Libertas ocorriam em março de cada ano. Porém, após criação e migração dos beneficiários da Libertas para o Plano Essencial I dos Empregados da Fundação Libertas com cobertura nacional, o reajuste da tabela de contribuição e do limite de coparticipação do plano passou a ser realizado em setembro.

O percentual de reajuste das contribuições foi de 19,53%, somando 7,10% de reajuste financeiro (variação do INPC observada entre os meses de março/22 e agosto/23) e 11,60% de reajuste técnico, devido a necessidade financeira apurada na avaliação do plano para os próximos 12 meses.

Foi deliberado pelos órgãos de governança da Libertas que, nos primeiros seis meses, a Fundação Libertas oferecerá descontos nas contribuições. O reajuste será aplicado de forma gradual, como indicado na tabela abaixo.

Confira os novos valores de contribuição (em reais):

Faixa etáriaCusteio VigenteTabela reajustada em 19,53%Tabela com desconto
(aplicada entre os meses de set/23 e fev/24)
Tabela reajustada cheia
(aplicada entre os meses de mar/24 e ago/24)
0-18195,73233,96222,60233,96
19-23215,26257,30244,82257,30
24-28234,90280,78267,15280,78
29-33293,58350,92333,89350,92
34-38352,30421,10400,67421,10
39-43391,48467,94445,23467,94
44-48479,53573,18545,37573,18
49-53587,21701,89667,83701,89
54-58782,89935,79890,38935,79
59+1.174,141.403,451.335,351.403,45
Limite de Coparticipação VigenteLimite de Coparticipação reajustado em 19,53%Limite de Coparticipação com desconto
(aplicado entre os meses de set/23 e fev/24)
Limite de Coparticipação reajustado cheio (aplicado entre os meses de mar/24 e ago/24)
131,44157,11149,49157,11

O reajuste foi aprovado pelo Conselho de Curadores, Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo da Libertas, de acordo com o disposto no seu regulamento, e comunicado à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), conforme estabelecido na legislação.