RAI 2015 e Prestação de Contas da Libertas

Criado em em: 15 de junho de 2016 / Atualizado em: 15 de junho de 2016

Com a publicação do Relatório Anual de Informações – RAI 2015, a Libertas deu início à série Prestação de Contas, que tem por objeto a realização de palestras e debates sobre o desempenho de cada plano previdencial. Realizadas nas sedes das patrocinadoras e na própria Libertas, as apresentações se transformaram em importante ação de Educação Previdenciária e têm aproximado participantes e assistidos da Fundação.

Na edição deste ano, a Libertas já promoveu Prestação de Contas direcionada a participantes e assistidos do Plano CDPrev, patrocinado pela própria Fundação, e dos Planos Previdenciais patrocinados pela Prodemge. Estiveram presentes nas apresentações o diretor-presidente Edevaldo Fernandes da Silva, a diretora de Seguridade Social Cláudia Balula, a diretora Administrativa e Financeira Eugenia Bossi Fraga, conselheiros deliberativos e fiscais, gerentes e técnicos da Libertas.

Prodemge – Foram realizadas duas apresentações, nos dias 6 e 7 de junho, e em ambas tratou-se dos três planos patrocinados pela Prodemge (RP5 II e Saldado, planos de Benefício Definido, e ProdemgePrev, plano de Contribuição Definida). O primeiro evento foi realizado na Cidade Administrativa, destinado aos colaboradores lotados na sede da patrocinadora. No segundo dia, a exposição foi realizada no auditório da Libertas e destinada aos participantes lotados na unidade da rua da Bahia, autopatrocinados e assistidos (aposentados e pensionistas). As apresentações foram realizadas pelo diretor-presidente Edevaldo Fernandes da Silva, e estão disponíveis no link ao final da matéria.

Nos debates seguintes às exposições, participantes e assistidos tiveram suas dúvidas respondidas por dirigentes e técnicos da Libertas. Além disso, como ocorreu no ano passado, os presentes também puderam se manifestar por meio de uma pesquisa de avaliação, cujos resultados serão decisivos para a elaboração da Prestação de Contas do próximo ano. Veja alguns exemplos: na avaliação geral, 65% dos participantes ficaram plenamente satisfeitos com o evento, enquanto 26% manifestaram-se parcialmente atendidos. Quanto à linguagem utilizada, um dos principais focos de atenção da pesquisa, o levantamento proporcionou um indicador importante: a forma com que o conteúdo foi abordado foi bem avaliada por 74% dos respondentes, que ficaram plenamente satisfeitos, enquanto 26% demonstraram satisfação parcial. Ou seja, a Libertas ainda pode tratar o assunto Previdência Complementar para tornar mais fácil a sua assimilação.

Outro destaque relevante da Prestação de Contas foi a possibilidade de o participante ou assistido esclarecer alguma dúvida mais específica sobre sua situação previdenciária, por meio de um atendimento exclusivo durante e após o evento, proporcionado pelas equipes das Gerências Previdencial e de Relacionamento da Libertas.

Para o diretor-presidente da Fundação, Edevaldo Fernandes da Silva, a cada ano o Relatório Anual de Informações e a série Prestação de Contas estão sendo aperfeiçoados a partir das sugestões e críticas recebidas. Com isso, tais iniciativas de Educação Previdenciária têm atingido cada vez mais o seu objetivo principal: ampliar o conhecimento de participantes e assistidos, proporcionando-lhes mais segurança nas decisões relacionadas a seu plano previdencial.

Os próximos eventos da Prestação de Contas 2015 ocorrem na Copasa, dias 14 e 16 de junho.