Projeto de Gestão Baseada em Riscos é prioridade na Libertas

Criado em em: 8 de janeiro de 2019 / Atualizado em: 8 de janeiro de 2019

[foto1]A Libertas realizará na próxima terça-feira, 15 de janeiro, workshop de abertura do projeto de Gestão Baseada em Riscos, que tem por objetivo fortalecer a governança corporativa da Fundação. O evento ocorrerá no auditório da Fundação, das 10h às 12h, e contará com a presença de conselheiros, dirigente e equipe técnica.

Conhecer os riscos a que uma entidade fechada de previdência complementar está exposta é assegurar-lhe a capacidade de gerenciá-los com segurança, o que faz muita diferença por se tratar de uma atividade complexa, sujeita à diversidade de fatores internos e externos.

O projeto de Gestão Baseada em Riscos (GBR) da Fundação se propõe a identificar, mensurar e monitorar os principais riscos e desenvolver ações para reduzi-los, criando mecanismos mais eficientes e transparentes para a atuação da Libertas. Adequando-se às melhores práticas, a Fundação alinha-se ao processo esperado pelos órgãos de regulação (Previc e ANS), provendo mais segurança e confiabilidade a participantes, assistidos, beneficiários, patrocinadores e instituidores. A partir da GBR, a Libertas potencializará as condições para traçar cenários e enfrentar ocorrências que coloquem em risco a sua atuação por meio de um sistema integrado.

A estrutura de GBR da Fundação será adequada para demonstrar processos decisórios, responsabilização, fundamentação técnica das decisões, segregação de funções que permita controles internos, fiscalização e monitoramento de resultados.

O projeto está baseado em três pilares:

Conhecimento, que compreende o treinamento de empregados, dirigentes e conselheiros; e a constituição de indicadores que quantifiquem e qualifiquem os riscos, a probabilidade de ocorrência e o impacto nos planos administrados.

Integração, para consolidar, validar e explicitar a cadeia de valor, os macroprocessos e o modelo de gestão.

Transparência, para estabelecer a comunicação clara da GBR aos públicos-alvo da Fundação.

Contando com o suporte técnico da JCMB Consultores, que possui mais de 20 anos de experiência no segmento das entidades fechadas de previdência complementar, o projeto em curso na Fundação tem um plano de trabalho definido que, após concluído, elevará a níveis ainda mais seguros as práticas de governança da Libertas.