Previdência Complementar foi tema de debate

Criado em em: 6 de abril de 2016 / Atualizado em: 6 de abril de 2016

Estimular a discussão sobre os desafios e as oportunidades que envolvem a Previdência Complementar tem sido uma das principais iniciativas da Fundação Libertas. Nessa segunda-feira, 4 de abril, a entidade renovou esse compromisso ao receber, no auditório da MGS, a visita de Cláudia Muinhos Ricaldoni, presidente da Anapar – Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, defensora de um maior envolvimento dos participantes e assistidos na condução dos destinos dos fundos de pensão. Também palestrante no evento, o diretor-presidente da Fundação Libertas, Edevaldo Fernandes da Silva, destacou que em fóruns desse tipo a reflexão e o debate são frutos imediatos e essencialmente ricos, pois decorrem de variados pontos de vista. Assim, independentemente dos interesses em foco, quer seja de participantes ou assistidos, patrocinadoras, entidades de previdência ou associações representativas, quem sai ganhando é a Previdência Complementar, indústria essencial para a sociedade e o país, afirmou Edevaldo.

Em sua exposição, Cláudia Ricaldoni evidenciou que os conflitos que surgem entre os principais atores do Sistema são muito mais facilmente superados se estimulado o diálogo entre as partes. Ao citar experiências importantes em diversos fundos de pensão no Brasil, a presidente da Anapar destacou que a interlocução permanente favorece o equacionamento de divergências, e assim tem ocorrido, inclusive com a participação de órgãos governamentais.

Representantes dos participantes e assistidos, entidades e sindicatos, conselheiros, técnicos das áreas de Recursos Humanos das patrocinadoras e equipe interna da Libertas participaram do debate, que integra o Programa de Educação Previdenciária e para a Saúde da Fundação.

Reforma da Previdência e reflexos sobre a Previdência Complementar, dívida previdenciária dos Estados e sustentabilidade dos fundos de pensão, entre outros, foram alguns dos pontos que foram objeto do debate que se seguiu às palestras.

Convênio Libertas e Anapar –
Ao final do evento, os dirigentes da Anapar e Libertas firmaram  convênio para possibilitar o desconto em folha de pagamento de benefícios da mensalidade destinada à Anapar. Para uma associação que congrega os interesses de participantes e assistidos, é fundamental que a participação seja estimulada, inclusive por meio de novas adesões; uma associação mais forte significa um poder maior de negociação para os participantes, declarou Cláudia Ricaldoni. Por sua vez, Edevaldo Fernandes da Silva creditou à parceria firmada com a Anapar um passo natural para qualquer entidade de previdência fechada, que respeita, em primeiro lugar, aquele para o qual foi constituída: o participante.