Prestação de Contas na Copasa foi um sucesso

Criado em em: 4 de setembro de 2015 / Atualizado em: 4 de setembro de 2015

A Libertas inaugurou, nos dias 17, 18 e 19 de agosto, no auditório da Copasa, a série Prestação de Contas 2014. Iniciativa do Programa de Educação Previdenciária e de Qualidade de Vida (Se Liga!), a série apresenta uma síntese da gestão que vem sendo empreendida na Fundação, além do detalhamento dos resultados e o acompanhamento de cada plano previdencial. A série Prestação de Contas 2014 percorrerá todas as patrocinadoras.

Maior patrocinadora da Libertas, a Copasa possui três planos previdenciais, com características e regulamentos próprios, o que implica na necessidade de esclarecimentos específicos a cada conjunto de participantes e assistidos.

Cerca de quinhentas pessoas lotaram o auditório nos três dias do evento, com grande envolvimento de participantes e assistidos, especialmente nos debates que se seguiram após cada apresentação. Na plateia, estavam conselheiros deliberativos e fiscais vinculados à Copasa, tanto os representantes indicados pela empresa, quanto os eleitos pelos participantes e assistidos.  Todos os dirigentes da Libertas também estavam presentes — Edevaldo Fernandes da Silva, diretor-presidente, Cláudia Ferreira Vieira Machado da Cunha Balula, diretora de Seguridade Social, e Eugenia Bossi Fraga, diretora Administrativa e Financeira —, além de técnicos de diversas áreas da Fundação.

Na abertura do evento, o conselheiro deliberativo Reginaldo Vicente de Resende demonstrou, em nome da Diretoria da Copasa, a satisfação em receber a Prestação de Contas 2014. Segundo ele, patrocinadora e Fundação têm a missão de zelar pela boa gestão dos planos previdenciais e, naturalmente, prestar contas aos principais interessados no assunto: participantes e assistidos.

Para o diretor-presidente da Libertas, Edevaldo Fernandes da Silva, responsável pela apresentação, a obrigação de prestar contas sobre a gestão da Libertas teve um aprimoramento inquestionável neste ano, com a nova formatação do Relatório Anual de Informações, que passou a oferecer um conteúdo muito mais abrangente e relevante para todos os públicos da Fundação. De acordo com o diretor-presidente, este tipo de prestação de contas representa uma reverência a patrocinadoras, participantes e assistidos, e reforça o compromisso da Libertas em elevar permanentemente os seus níveis de governança.

A parte final da apresentação foi dedicada ao livre questionamento dos presentes, que também se manifestaram por meio de uma pesquisa de avaliação. Foram tabulados 318 questionários, cujas respostas serão muito importantes para o aperfeiçoamento da Prestação de Contas no próximo ano. Veja alguns exemplos: na avaliação geral, 61% dos participantes ficaram plenamente satisfeitos com o evento, enquanto 36% manifestaram-se parcialmente atendidos. Quanto à linguagem utilizada, um dos principais focos de atenção e objetivo da iniciativa, a pesquisa proporcionou um indicador importante: a forma com que o conteúdo foi abordado foi bem avaliada por 87% dos respondentes.

Outro destaque relevante da Prestação de Contas foi a possibilidade de o participante ou assistido esclarecer alguma dúvida mais específica sobre sua situação previdenciária. Para tanto, técnicos da Gerência Previdencial da Libertas ficaram disponíveis na Copasa nos três dias do evento e ofereceram um atendimento personalizado sobre questões relacionadas aos planos de previdência. Segundo Júlio César Antônio de Souza, analista de Cadastro da Fundação e um dos técnicos responsáveis por esse atendimento, alguns participantes têm uma boa compreensão sobre o seu plano previdencial, enquanto outros sequer percebem a sua importância. Com certeza, ações de educação previdenciária como esta vão melhorar esse quadro, concluiu Júlio César.

Ao final dos debates, a diretora de Seguridade Social Cláudia Balula afirmou que a frequência de alguns questionamentos dos participantes merecerá um tratamento de comunicação mais ágil. Assim, surgiu a ideia da elaboração de uma breve coletânea de Perguntas e Respostas, a ser divulgado em breve, após as apresentações programadas para o interior do estado.