Plano CohabPrev: Dezembro é o mês para recalcular a rota até a aposentadoria

Criado em em: 3 de dezembro de 2018 / Atualizado em: 3 de dezembro de 2018

Em dezembro de cada ano, conforme Regulamento do Plano CohabPrev, o participante pode alterar o percentual da sua contribuição básica e da contribuição adicional, com vigência a partir de janeiro. Os percentuais sobre o salário de participação variam conforme o tipo de contribuição, em intervalos de 1%. A sua nova contribuição básica e ou adicional será(ão) mantida(s) até nova alteração, que pode ocorrer em dezembro de cada ano.

Veja no quadro abaixo as diferenças entre contribuição normal e contribuição adicional para o Plano CohabPrev:

 

 

Plano CohabPrev: Diferenças entre contribuição normal e contribuição adicional

 

  Contribuição Básica Contribuição Adicional
Característica Obrigatória e Mensal Facultativa e Mensal
Prazo Indeterminado Mínimo de 12 meses
Quando pode ser alterada Dezembro Dezembro
% sobre salário 3% a 7% (intervalos de 1%) 1% a 10% (intervalos de 1%)
Contrapartida da Cohab Sim Não
Prazo para opção 1º a 31/12/18 1º a 31/12/18
Vigência A partir de janeiro/19 A partir de janeiro/19
Como solicitar Simulador (site Libertas) Formulário Alteração de Percentual de Contribuição (site Libertas)
Benefício fiscal Sim Sim

 

Aumentar a contribuição para o Plano CohabPrev é uma decisão muito importante, pois terá reflexo direto sobre o saldo de conta individual: quanto maior o valor da contribuição, maior será o saldo de conta e, portanto, seu benefício. Contribuindo com um pouco mais hoje, o participante pode melhorar seu benefício de aposentadoria, o que fará toda a diferença amanhã.

É importante lembrar que, no caso da contribuição básica, a patrocinadora acompanha o percentual escolhido pelo participante, potencializando ainda mais o aumento do seu saldo de conta. Em outras palavras, para cada centavo investido pelo participante, a título de contribuição normal, a Cohab Minas contribui com o mesmo valor!

Contribuição Adicional – De acordo com o Regulamento do Plano CohabPrev, além da contribuição normal (básica), o participante ainda pode contribuir adicionalmente com até 10% (dez por cento) do seu salário efetivo por mês, não incidente sobre o 13º salário, mediante solicitação à Libertas.

Ao optar pela contribuição adicional, o participante deverá mantê-la por, pelo menos, 12 (doze) meses. Diferentemente das contribuições normais, não há contrapartida da patrocinadora (Cohab Minas) nas contribuições adicionais.

Vantagem fiscal – As contribuições destinadas aos benefícios previdenciários (básica e adicional) são objeto de dedução no imposto de renda, até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis recebidos no ano.

 

Passo a passo para alterar a Contribuição Básica:

1) Acesse o Autoatendimento em www.fundacaolibertas.com.br. Caso não saiba o código de acesso e a senha, clique em Lembrar minha senha ou entre em contato com a Central de Atendimento da Libertas (0800 704 3700);

2) No menu Previdencial (à esquerda), clique em Simulador; 

3) Faça quantas simulações desejar, com diversos percentuais, para verificar o impacto do aumento da sua contribuição no valor do benefício futuro; 

4) Na última tela da simulação, ao clicar no botão CONFIRMAR, será gerado o Termo Individual de Alteração de Percentual e o respectivo protocolo, que registrará automaticamente a opção em relação ao novo percentual de contribuição.

Atenção: somente a última simulação confirmada até 31 de dezembro terá validade. Caso o participante não faça simulações ou não confirme nenhuma simulação realizada, o percentual de contribuição não será alterado.

 

Passo a passo para alterar a Contribuição Adicional:

Caso haja interesse por iniciar o pagamento da contribuição adicional mensal ou alterar o percentual da contribuição adicional que já recolhe todo mês, o participante deve formalizar sua opção agora em dezembro, definindo (ou redefinindo) esse percentual até o limite de 10% (em números inteiros), com vigência a partir de janeiro.

E é sempre bom ter em mente: quanto maior o valor da contribuição, maior será o saldo de conta e, portanto, o benefício futuro do participante.

Para acessar o formulário de opção pela contribuição adicional, acesse a página do Plano CohabPrev neste site.

Atendimento presencial –  Quem preferir pode aumentar o percentual contributivo no guichê do atendimento presencial da Libertas. Para mais informações, ligue para nossa Gerência de relacionamento nos telefones 0800 704 37 00 ou (31) 2111-3700.