Período de revisão do percentual de contribuição para os Planos Codemi

Criado em em: 18 de novembro de 2014 / Atualizado em: 18 de novembro de 2014

Em outubro, os participantes dos Planos CodemigPrev e ProdemgePrev tiveram a oportunidade de revisar o seu percentual de contribuição. Previsto apenas nos planos de Contribuição Definida, o direito à revisão anual do valor de contribuição permite ao participante reavaliar se o que está sendo acumulado em sua conta individual está de acordo com o que ele planeja para o seu futuro.

Trata-se de uma decisão muito importante para o participante, pois exige cálculos, estimativas, conceitos sobre finanças e previdência e, acima de tudo, planejamento. Para auxiliá-lo nessa tarefa, a Fundação Libertas disponibilizou durante o período de opção um simulador de contribuição e benefício. Por meio desse programa
 on-line, o participante verificou seus limites de contribuição e realizou simulações para estimar o seu benefício no futuro, considerando, entre outros itens, sua capacidade contributiva e o limite estabelecido no respectivo regulamento.

No caso dos planos em questão, a maioria dos participantes que procederam à revisão do percentual de contribuição optou por aumentá-lo, o que representa expressivo reforço nos investimentos em relação ao futuro.

A flexibilidade na formação de poupança de acordo com os interesses de cada participante é uma das principais vantagens dos planos de Contribuição Definida, que também permitem o acompanhamento permanente do saldo de conta individual. Outro ponto importante é a existência da contrapartida da
empresa patrocinadora, que contribui para a conta individual na mesma proporção definida pelo participante, de acordo com os limites estabelecidos no regulamento.