Participe do Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino

Criado em em: 25 de abril de 2024 / Atualizado em: 25 de abril de 2024 Visualizações: 819

Com o objetivo de realizar ações de educação e promoção à saúde, de 1/5/2024 a 31/12/2024 a Fundação Libertas dará início ao Programa de Prevenção ao Câncer de Colo Uterino buscando estimular a realização do exame preventivo para as beneficiárias dos planos de saúde, entre 25 e 64 anos, que não realizaram o exame de Colposcopia (Papanicolau) no último ano.

O Programa contará com a isenção do pagamento de coparticipação do exame e análise do material coletado.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), “a prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo papiloma vírus humano (HPV), cuja transmissão ocorre por via sexual”.

Além da prevenção, como o uso de preservativos durante a relação sexual, é de extrema importância que seja realizado o exame preventivo, a Colposcopia, de forma periódica, especialmente após o início da vida sexual. É através dele que é possível detectar alterações celulares com capacidade de evolução para o câncer. Essas células são tratadas e curadas na maioria dos casos, não chegando a evoluir para a doença.

Como participar do programa?

  • Basta agendar uma consulta com o ginecologista de sua preferência, dentro da rede credenciada da Libertas ou Cassi*;
  • No dia da consulta, apresente um documento de identificação, a carteirinha do plano de saúde e o informe que será encaminhado por correio às beneficiárias elegíveis ao Programa, para que o profissional anexe junto à guia de consulta.

*Lembrando que a utilização do plano Cassi só é permitida fora de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Saiba como consultar sua rede credenciada:

  • Abra o aplicativo Libertas Saúde, vá no menu “serviços” e clique na opção “Rede credenciada” ou clique aqui para acessar;
  • Selecione o plano de saúde (se estiver pelo site, para acessar a rede Cassi, clique no campo “Reciprocidade”);
  • Preencha com suas preferências e clique em “Buscar” no site, ou “Pesquisar” no aplicativo.

Em caso de dúvidas ou mais informações sobre o programa entre em contato com a Libertas nos telefones (31) 2111-3700 – opção 1 ou (31) 98380-4214 – de segunda a sexta das 8h às 17h.