Participantes de Planos CD terão simulador permanente no site

Criado em em: 27 de junho de 2016 / Atualizado em: 27 de junho de 2016

A Libertas disponibiliza, a partir deste mês para os planos de Contribuição Definida (CD), um simulador permanente no seu portal, para auxiliar o participante, a qualquer tempo, no planejamento do valor do futuro benefício e da melhor escolha para a decisão de aposentadoria.

O simulador é uma ferramenta on-line, elaborada pela Libertas para ser a mais  autoexplicativa possível, para permitir ao participante realizar estimativas aproximadas do valor de seu benefício no futuro. O participante pode simular, com base no saldo de contas atual, suas rendas, alterando prazos, percentuais de contribuições, idade de aposentadoria, dentre outros itens, podendo efetuar quantas simulações desejar.

Com o simulador, o participante terá mais informações para dimensionar e escolher, com mais segurança, as decisões que envolvem nível de contribuições, que podem ser realizadas uma vez por ano, na data de aniversário do plano. O participante pode também, a qualquer tempo, simular o tipo de renda no futuro, seja por prazo certo, indeterminado ou linear, conforme o Plano, sendo que tal opção só é possível efetuar quando for requerer o benefício.

O acesso ao simulador se dá por meio da seção Autoatendimento do portal Libertas (canto superior direito da página principal). Preencha os campos código de acesso (matrícula na Libertas, acrescida de 00, dígitos que identificam o participante) e senha de segurança. Em caso de dúvidas, ligue para a Gerência de Relacionamento da Fundação: 0800 704 3700 ou (31) 2111-3700.

A Libertas espera que o simulador permita aos participantes ampliar a sua visão dos cenários possíveis no futuro, antecipando o processo de planejamento de aposentadoria desde a sua inscrição, devendo-se ser intensificado quando mais se aproxima do tão esperado novo estágio de vida.

O simulador será liberado a partir de 28 de junho, para os participantes de todos os planos CD administrados pela Libertas: Novo Plano Copasa, CDPrev, CodemigPrev, CohabPrev e ProdemgePrev.

O simulador, no entanto, não deve ser considerado o único instrumento de decisão para o participante. Para melhor subsidiar tal resolução, a Libertas disponibiliza ainda uma equipe de assessoria permanente, multidisciplinar, com técnicos da área atuarial, de benefícios e de investimentos, a fim de melhor orientar e esclarecer dúvidas. Agende uma visita, simule e, em caso de dúvidas, o participante pode ligar para a Gerência de Relacionamento da Libertas: 0800 704 3700 ou (31) 2111-3700.

Seguem abaixo as datas de aniversário de cada plano CD administrado pela Fundação, para que os participantes saibam quando podem alterar o seu percentual contributivo.

Cabe ressaltar que a alteração do percentual de contribuição se dá uma única vez por ano e obedece às regras de cada Plano de Benefício, a saber:

Plano de Benefícios – Mês de Alteração Percentual Contributivo – Vigência

Novo Plano Copasa  –  Agosto  –  Setembro

CDPrev  –  Agosto  –  Setembro

CodemigPrev  –  Outubro  –  Janeiro

CohabPrev  –  Dezembro  –  Janeiro

ProdemgePrev    Outubro    Novembro

Obs.: Vigência é o mês de início do desconto da nova contribuição.