Papo Certo Previdência: você já usou o simulador de aposentadoria?

Criado em em: 27 de setembro de 2023 / Atualizado em: 6 de outubro de 2023 Visualizações: 476

A aposentadoria representa um marco importante na vida de qualquer pessoa, e planejar esse momento com antecedência é fundamental para construir um futuro financeiro estável e tranquilo.

Para ajudar nesse planejamento, a Libertas disponibiliza para os participantes dos planos de contribuição definida (Novo Plano Copasa, MGSPrev, CDPrev, CodemigPrev, CohabPrev e ProdemgePrev) o simulador de aposentadoria, disponível no autoatendimento no site da Fundação.

Através dessa ferramenta, a Libertas oferece aos participantes uma visão mais clara sobre o valor e formas de recebimento do benefício ao se aposentar.

Confira abaixo o passo a passo para fazer uma simulação:

Acesse o autoatendimento clicando aqui e faça o login com CPF e senha.

Na página inicial, em “Seus valores projetados até a aposentadoria”, clique no botão “Melhore seu futuro” para acessar o simulador.

O quadro “Passo 1”, mostra os dados básicos e do plano de previdência do participante, como percentual de contribuição, saldo acumulado, contribuição do participante e da patrocinadora, entre outros.

Para começar a simular, clique no botão “próximo” ao final do quadro.

Nesse momento, o participante consegue fazer quantas simulações quiser alterando os seguintes dados:

• Porcentagem da contribuição (de acordo com o limite do plano);
  • Idade de aposentadoria;
  • O percentual de saque a vista;
  • Valor e número de parcelas de contribuições extraordinárias (contribuições voluntárias além das contribuições básicas mensais);
  • Prazo para recebimento de renda certa (prazo em anos para o recebimento do benefício).

Para finalizar, basta clicar no botão “Fazer simulação”.

Em “Resultado da simulação”, o participante consegue ter uma noção de valores do saldo da aposentadoria, valor a receber mensalmente dentro do período anual escolhido, recebimento indeterminado sem reversão e com reversão, entre outros.

Além disso, o participante tem acesso a um quadro comparativo do saldo projetado até a aposentadoria, com o percentual selecionado na simulação (em vermelho) e o valor comparativo dos demais percentuais do plano (em cinza).

Para fazer novas simulações, ao final do quadro basta clicar no botão “anterior” e selecionar outros valores.

Importante: as informações apresentadas trata-se apenas de uma simulação. Os resultados reais podem ser diferentes, considerando o tempo de permanência do participante no plano, variações temporais de mercado como taxa de juros, inflação, taxas de administração, entre outros.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelos canais de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados:

• Telefones: 0800 704 3700 / (31) 2111-3700
  • WhatsApp: (31) 3181-1337
  • E-mail: relacionamento@fundacaolibertas.com.br
  • Atendimento presencial: Av. Álvares Cabral, 200, 8º andar – Centro – Belo Horizonte