Papo Certo: dicas para organizar melhor as finanças em 2024

Criado em em: 18 de dezembro de 2023 / Atualizado em: 18 de dezembro de 2023 Visualizações: 512

Sabe aquele dinheiro que não sobra no final do mês para você investir? Queremos que neste novo ano você consiga se organizar melhor para poder investir no seu futuro e alcançar os seus objetivos.

Por isso, separamos algumas dicas simples, mas que se bem aplicadas podem fazer a diferença na hora de planejar seu orçamento.

Esse conteúdo faz parte do Papo Certo, o Programa de Educação Financeira, Previdenciária e para a Saúde da Libertas, que produz conteúdos especiais para que você possa aproveitar melhor seu dinheiro e sua saúde, e assim ter mais qualidade de vida.

Então, vamos lá!

1 – Comece com a sua lista de prioridades

Você já sabe o que incluir na sua lista de prioridades?

Esse é o primeiro e mais importante passo que vai te ajudar a estabelecer as metas e objetivos para o ano. Portanto, defina o que você quer ter como prioridade e trace planos para atingir.

2 – Passe mais tempo fazendo o que gosta

Quando você faz uma atividade prazerosa, está cuidando da sua saúde emocional e mental, e com isso consegue se organizar melhor para fazer outras tarefas que são de rotina e organização financeira. Portanto, tenha sempre um tempo para você.

3 – Identifique seus gastos

Monte uma planilha com tudo o que você gasta: despesas fixas, alimentação, transporte, lazer, dívidas etc. Só assim você consegue ter uma noção do seu orçamento e analisar o que é preciso cortar ou diminuir.

4 – Programe-se para investir

Separe uma parte do seu orçamento para investir nos seus sonhos, no seu futuro e na sua aposentadoria. Você pode começar com pouco, mas que fará toda a diferença lá na frente.

5 – Programe uma contribuição voluntária no seu plano de previdência

Quando as contas estiverem em ordem, se programe para fazer contribuições adicionais ao seu plano de previdência. Assim, você aumenta os seus rendimentos para o futuro e evita gastar com coisas supérfluas.

6 – Indique seus familiares ao VocêPrev

Investir é um ato de amor e cuidado. Portanto, indique seus familiares para terem também um plano de previdência. Conte com a expertise de quem já cuida dos seus investimentos, para cuidar de quem você ama também. Confirma mais informações na página exclusiva: www.fundacaolibertas.com.br/voce-prev.