Novo Plano Copasa: resultados do processo de alteração do percentual d

Criado em em: 26 de setembro de 2017 / Atualizado em: 26 de setembro de 2017

Durante o mês de agosto, conforme previsto no regulamento, os participantes do Novo Plano Copasa tiveram a oportunidade de revisar o seu percentual de contribuição. O site da Fundação Libertas registrou um total de 994 simulações, e 85% resultaram no aumento das contribuições. Esta mudança representou um incremento de R$2,4 milhões anuais no saldo de conta previdencial destes participantes, já considerando as contribuições da patrocinadora.

Vale lembrar que o aumento da contribuição refletirá diretamente sobre o benefício de aposentadoria e que os aportes para fins de previdência complementar são deduzidos no Imposto de Renda, o que representa uma vantagem fiscal. De acordo com o Regulamento do Novo Plano Copasa, os percentuais de contribuição variam de 3% a 10%, e a patrocinadora acompanha o percentual escolhido pelo participante.

Uma informação importante é que, além da contribuição mensal, em que há a contrapartida da Copasa, é possível realizar contribuições extraordinárias e também deduzi-las do Imposto de Renda até o limite de 12% sobre os rendimentos tributáveis no ano.

O significativo aumento nos percentuais de contribuição é resultado das ações de educação previdenciária realizadas pela Libertas com o apoio da Copasa em visitas a distritos em Belo Horizonte e ao interior.