Novembro Azul: participe do programa de prevenção ao câncer de próstata

Criado em em: 29 de outubro de 2021 / Atualizado em: 3 de novembro de 2021

Campanha incentiva beneficiários dos planos de saúde a se prevenirem contra a doença.

Quando se fala de saúde, prevenir é sempre a melhor solução. Pensando nisso, a Fundação Libertas promove, este mês, um programa em referência à campanha #NovembroAzul , responsável pela conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata no mundo inteiro. O objetivo é atuar preventivamente contra a doença proporcionando melhor qualidade de vida e, consequentemente, a sua cura.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A Campanha #NovembroAzul surgiu em 1999 na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, com o objetivo de chamar atenção para a saúde masculina. O grupo promovia ações e o que arrecadavam, era doado às instituições de caridade.

Agendamento de consulta e exame

Os beneficiários podem agendar a consulta e, se necessário, o exame de PSA, no período entre 1º/11/2021 e 31/12/2021, sem a cobrança de coparticipação.

As consultas urológicas serão realizadas com o parceiro da Libertas, a clínica UROLÓGICA – Núcleo de Diagnóstico e Tratamento em Urologia, localizada na Rua Paraíba, 227, bairro Funcionários, em Belo Horizonte (MG). O telefone para agendamento é o (31) 2105 6500, opção 01.

Caso seja necessário a realização do PSA, os beneficiários poderão utilizar qualquer uma das unidades do Laboratório Hermes Pardini, parceiro da Libertas. Para realizar o exame, é necessário apenas o pedido médico.

Dúvidas ou mais informações

Em caso de dúvidas ou mais informações, os beneficiários podem entrar em contato com a Libertas pelos telefones (31) 21113700 (opção 1) – 2111- 3720 – 2111-3622 – 2111-3782 – 2111-3750- de segunda a sexta das 8h às 18h.

Tratamento

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a única maneira de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo sem apresentar sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para realizar o exame de toque retal. Cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados somente pela alteração neste exame. No entanto, outras análises podem ser necessárias se houver suspeita da doença.

Dicas de prevenção

Baseado em dados da Prostate Cancer Foundation, entidade que financia pesquisas para melhorar a prevenção, detecção e tratamento do câncer de próstata, apresentamos a seguir algumas boas práticas na vida diária para prevenir o câncer de próstata. Confira:

● Tenha uma alimentação saudável
● Mantenha um peso saudável
● Pratique exercícios físicos regularmente
● Evite o Tabagismo
● Mantenha as consultas de rotina em dia
● Informe-se sobre a doença