Novembro Azul: a Libertas apoia essa causa

Criado em em: 11 de novembro de 2019 / Atualizado em: 11 de novembro de 2019

Todos os anos, o mês de novembro ganha a cor azul a fim de chamar a atenção para os cuidados com a saúde masculina, especialmente, o câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. E as estimativas não param por aí, de acordo com pesquisas e levantamentos do Ministério da Saúde, estima-se o aparecimento de 68.220 novos casos em 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Por isso, é preciso ficar atento.

 

PREVENÇÃO

A melhor forma de prevenir-se contra o câncer de próstata é por meio dos hábitos diários saudáveis. Eles vão desde a alimentação balanceada ao equilíbrio e qualidade do sono. É importante saber que, o consumo de cigarro, álcool e a falta de prática de exercícios físicos também compõem a lista de malefícios para a saúde.

Logo, se você é homem, acima de 45 anos, é preciso procurar um médico especialista para realizar o exame de toque retal. O diagnóstico só é possível por meio do resultado do antígeno prostático específico (PSA), que rastreia e define a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, cerca de 20% dos pacientes portadores de câncer de próstata são diagnósticos em estágios avançados. Portanto, deixe o tabu de lado e faça parte do Novembro Azul. A Libertas apoia essa ideia.