Nova Diretoria Executiva da Libertas toma posse

Criado em em: 6 de janeiro de 2020 / Atualizado em: 6 de janeiro de 2020

O Presidente do Conselho Deliberativo, José Geraldo Sant’Anna, deu posse, em 6 de janeiro, à nova Diretoria Executiva da Fundação Libertas. A cerimônia aconteceu em Belo Horizonte, na sede da Fundação. Lucas Ferraz Nóbrega assume o cargo de diretor-Presidente, Cesar Luiz Danieli, o de Diretor de Seguridade Social e Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata, o cargo de Diretor de Investimentos e Controladoria. O mandato da nova diretoria é de quatro anos.

Em sua fala, José Geraldo Sant’Anna agradeceu o trabalho da diretoria anterior, deu boas-vindas aos novos membros e reconheceu a qualidade técnica dos profissionais. O conselheiro também destacou o trabalho em conjunto realizado entre o Conselho Deliberativo, a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, além do comprometimento do corpo funcional. 

Em seguida, o diretor-presidente Lucas Nóbrega falou sobre sua expectativa, desafios e objetivos na gestão da Fundação. 

– O nosso foco é trazer mais transparência, melhor rentabilidade, mais eficiência e flexibilidade. Quanto mais flexibilidade na linguagem a gente puder implementar, melhor, porque sabemos que previdência é um assunto árduo. Um plano mais atraente atrai não só participantes, mas também patrocinadoras e ganha a confiança de todos. Agradeço muito a atenção dos senhores do Conselho Deliberativo e o apoio do Conselho Fiscal. 

O secretário de Estado de Fazenda, Gustavo de Oliveira Barbosa, foi representado na cerimônia por seu Assessor Régis Santos, que evidenciou a proximidade da Fundação com o Governo do Estado para melhorar, ainda mais, os planos de benefícios oferecidos pela empresa.

Estiveram presentes na posse, os presidentes e membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação.  

Quem é quem na Diretoria Executiva: 

Lucas Ferraz Nóbrega 
Diretor-Presidente

Gestor financeiro, possui MBA Executivo Internacional pela FIA/USP e Vanderbilt University/USA. Ocupou, de 2012 a 2019, o cargo de diretor superintendente da Previbayer, entidade que administra o fundo de pensão da Bayer no Brasil, onde era o Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado (AETQ) e Administrador Responsável por Plano de Benefícios (ARPB). Ingressou na Bayer em 2009 como head de investimentos de Previdência e, antes disso, atuou como responsável por investimentos no fundo de pensão da Ericsson. 

Membro da Diretoria da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) no mandado 2017-2019, responsável pela área de Estratégias e Criação de Valor. É palestrante regular em eventos nacionais e internacionais sobre temas de previdência, investimentos, educação financeira, estrutura de perfis de investimentos no modelo ciclo de vida, estruturação de plano instituído familiar e sistema previdenciário brasileiro. Certificado pela Anbima como CPA-20 e pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), com ênfase em Investimentos.

Cesar Luiz Danieli
Diretor de Seguridade Social  

Atuário formado pela UFRGS, com Mestrado em Máster Internacional em Auditoria Y Gestión Empresarial pela Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC) de Valladolid, Espanha e especialização em Administração Financeira e Mercados de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ocupou o cargo de consultor sênior da Presidência na Funcef, consultor sênior da Mercer e Diretor Técnico da Gama Consultores Associados. 
Está certificado pelo Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), com ênfase em Administração, e certificado pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), como atuário auditor e atuário técnico em todos os segmentos: Seguros, Resseguro, Capitalização, Jogos, Sorteios e Previdência Complementar Aberta; Saúde Suplementar e Social; e Previdência Complementar Fechada e Pública.

Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata 
Diretor de Investimentos e Controladoria 

Graduado em Ciências Econômicas, com pós-graduação/especialização em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral e MBA em Previdência Complementar – PUC Minas/Ideas. Possui 35 anos de experiência no segmento de fundos de pensão e ocupou na Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz) os cargos de diretor de Investimentos e Controle (2012 a 2018), gerente de Gestão de Portfólio (2009-2012) e de gerente de Investimentos e Participações (1998-2009). Foi eleito pelo mercado financeiro, por meio da Revista Investidor Institucional, como melhor Gestor de Investimentos de Fundos de Pensão – Troféu Benchmark 2013. Possui certificado pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (APIMEC) e Anbima como CPA-20.