Nova Diretoria Executiva da Libertas toma posse

Criado em em: 9 de janeiro de 2024 / Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 Visualizações: 990

O presidente do Conselho Deliberativo Helter Verçosa Morato deu posse, em 8 de janeiro, à nova Diretoria Executiva da Fundação Libertas, designada pela primeira vez, via processo seletivo. A cerimônia aconteceu em Belo Horizonte, na sede da Fundação, para cerca de 60 convidados.

Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata assumiu o cargo de diretor-Presidente, Claudia Cristina Cardoso de Lima, o de diretora de Seguridade Social e Sergio Maia Reis o cargo de diretor de Investimentos e Controladoria. O mandato da nova diretoria vai até 2028.

Em sua mensagem de abertura, o presidente do conselho reconheceu o trabalho da diretoria anterior, destacou a evolução da governança da entidade e mencionou os selos GPTW (Great Place to Work) e de Autorregulação em Governança Corporativa da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). O conselheiro ressaltou ainda os resultados dos investimentos superiores à média do segmento, dando destaque para o trabalho de imunização dos planos BD.

Helter destacou os principais desafios estratégicos da nova gestão, entre eles, a austeridade nos gastos administrativos, o envolvimento de patrocinadoras, participantes e instituidores nas estratégias da entidade, o investimento em tecnologia, além da busca por soluções definitivas para mitigar riscos oriundos dos planos BD.

Por fim, antes de empossar os novos dirigentes, o presidente do conselho parabenizou o processo de seleção para a Diretoria Executiva, adequado à Resolução nº 35/2019 da Previc e reforçou junto aos novos dirigentes o compromisso à missão, visão e os valores da entidade.

Em seu pronunciamento de posse, o Diretor-presidente Rodrigo Barata agradeceu sua escolha dentro do processo seletivo e destacou o peso da governança na entidade. “A governança na Libertas veio para ficar e uma governança forte representa segurança e tranquilidade para os participantes dos planos de previdência e de saúde”, disse o novo presidente.

Barata também destacou a importância de uma gestão compartilhada com os órgãos estatutários. “A união entre a Diretoria Executiva, o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal é preponderante para o sucesso da Fundação”, destacou Rodrigo.

O novo Diretor-presidente também reforçou outros aspectos que pretende reforçar em sua gestão como o aprimoramento do ato regular de gestão e o controle de gastos orçamentário.

– Temos uma missão muito bonita que é cuidar de mais 20.000 pessoas. Para isso, precisamos oferecer tranquilidade ao participante e ao beneficiário (dos planos de previdência e de saúde) para que eles se sintam seguros com a Libertas. Como fazemos isso? Gerando competitividade, sendo tempestivos em nossas ações e propondo cada vez mais ações preventivas em todas as áreas da Fundação, finalizou Barata.

O secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo de Oliveira Barbosa foi representado na cerimônia por seu assessor Reges Moisés dos Santos. Também estiveram presentes na posse o Diretor-presidente da patrocinadora Prodemge, Roberto Tostes Reis e o Diretor-presidente da patrocinadora MGS, Marcelo Isoni, além dos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal da Fundação e colaboradores.

Quem é quem na Diretoria Executiva:

Rodrigo Eustáquio Barbosa Barata Diretor-presidente

Formação: Economista, especialização em Administração Financeira e Previdência Complementar.

Possui experiência de aproximadamente 40 anos em Entidade Fechada de Previdência Complementar, onde ingressou em 1984 na Fundação Forluminas de Seguridade Social, ocupando cargos de Economista-analista, Gerente de Investimentos, Gerente de Portfólio e Diretor de Investimentos e Controle.

Claudia Cristina Cardoso de Lima Diretora de Seguridade Social

Formação: Administração de Empresas e MBA Previdência Complementar.

Atua há 30 anos no segmento de Entidade Fechada de Previdência Complementar, onde atuou em diversas áreas e possui experiência executiva como Diretora em ESI e Autogestão em Saúde. Ponto forte em liderança de equipes, conquistando diversos reconhecimentos nas áreas de Gestão de Pessoas, Saúde Suplementar e Previdência Complementar. Maratonista, leva para a vida profissional o mesmo foco e determinação para alcançar objetivos.

Sergio Maia Reis Diretor de Investimentos e Controladoria

Formação: Engenharia Química/ MBA Mercado de Capitais

Possui experiência de aproximadamente 20 anos no segmento de Entidade Fechada de Previdência Complementar. Responsável pela elaboração das estratégias de investimentos, gestão dos recursos dos planos nos segmentos de aplicação, fechamento de negócios com instituições financeiras. Possui certificação do ICSS com Ênfase em Investimentos, CPA 20 e AAI pela ANCORD.

Fotografia: Paola Freire.