Nota de esclarecimento sobre o simulador da Estratégia Previdencial da

Criado em em: 17 de outubro de 2014 / Atualizado em: 17 de outubro de 2014

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas que têm surgido acerca do simulador da Estratégia Previdencial da Prodemge, a Fundação Libertas e a Prodemge informam:

– as estimativas realizadas pelo simulador consideram os dados numéricos existentes na data de 30 de junho de 2014.

Assim, as alterações cadastrais ocorridas a partir de 1º de julho de 2014 somente afetarão os dados na Data Efetiva da transação. Informamos que os dados cadastrais estão disponíveis no autoatendimento do site da Fundação.

– visando possibilitar a melhor estimativa possível, o simulador foi submetido a extenso processo de manutenção e auditoria, razão pela qual ficou indisponível das 18h do dia 3 de outubro de 2014 até as 8h do dia 6 de outubro de 2014.

– nesse processo de manutenção contínua, foram realizados simultaneamente os seguintes aprimoramentos nos parâmetros utilizados pelo simulador:

a) no caso específico de aposentados por invalidez, as estimativas do Benefício Saldado Inicial do plano Prodemge SALDADO e do Benefício por Prazo Indeterminado do plano PRODEMGEPREV utilizaram as mesmas regras de aposentados válidos, que possuem maior expectativa de sobrevivência. Ou seja, com a adoção das regras exclusivas de aposentados Inválidos, com menor expectativa de sobrevivência, os valores iniciais das estimativas para os respectivos benefícios aumentaram;

b) nas estimativas do Benefício Saldado Inicial do plano Prodemge SALDADO, para todos os Participantes e Assistidos, não foi considerada a eventual existência de beneficiários, que possuem o direito à pensão por morte do titular. Em outras palavras, a inclusão de beneficiários nessas estimativas resultou na redução dos respectivos benefícios.

– como os aprimoramentos no simulador ocorreram a partir de 6 de outubro de 2014, os participantes e assistidos que realizaram sua opção antes dessa data, caso desejem, devem procurar a Fundação Libertas para alterar sua decisão, uma vez que a opção processada somente poderá ser modificada pelo próprio participante ou assistido.

– os valores dos débitos apresentados no simulador que diminuem a Reserva Matemática de Transação Individual (RMTI) referem-se a contribuições e/ou joias em aberto na Fundação.

– esclarecemos que também foram realizados ajustes mais precisos nos cálculos dos salários reais de benefício (SRBs) dos participantes autopatrocinados, que refletirão somente na Data Efetiva de transação.

– é importante destacar que o processo de simulação não tem a pretensão de ser mais do que se propõe, ou seja, nada além de possibilitar uma estimativa. Contudo, renovamos nosso compromisso de envidar todos os esforços para possibilitar a melhor estimativa que os recursos técnicos puderem colocar à disposição de nossos participantes.

Em caso de dúvida, não deixe de procurar a Fundação Libertas ou a Prodemge, que poderão prestar esclarecimentos complementares acerca do funcionamento do simulador ou de outras questões ligada à estratégia previdencial.