Longevidade é tema do TalkPrev 2023 no canal da Abrapp no Youtube

Criado em em: 29 de novembro de 2023 / Atualizado em: 19 de fevereiro de 2024 Visualizações: 277

Como temos nos preparando para chegar aos 80, 90, 100 anos? Como envelhecer com uma mente ativa na fase mais madura da vida? Participe hoje (29/11) da palestra “Longevidade: a relação entre cérebro, tempo e dinheiro”, às 14h, direto do canal da Abrapp no YouTube – https://www.youtube.com/watch?v=S1BYj8tuOr0

Foi com base nas provocações de futuro sobre um envelhecimento saudável, que a Comissão Técnica Leste de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, na qual a coordenadora de Comunicação da Fundação Libertas participa e atua também na coordenação do grupo em Minas Gerais, preparou o TalKPrev 2023. A webinar será apresentada pelo diretor de Relacionamento da Rede Supera de Escolas de Ginástica para o Cérebro, Luiz Carlos de Moraes. Faça sua inscrição no link – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeSCGl36Pu86fvlYR_E3ZGhcxbAyhJqyoqoJFUK0_tjnwJxUw/viewform

O evento está sendo produzido e organizado pelos profissionais das áreas de Comunicação e Relacionamento da Forluz, Fundação Libertas, Previdência Usiminas, Previcom-MG e Agros, que representam a Comissão Técnica Leste de Estratégias e Criação de Valor.

O tema do TalkPrev 2023 foi escolhido por meio de pesquisa realizada com os participantes das entidades ligadas à comissão e profissionais do segmento ligados à Abrapp – 48,59% dos respondentes afirmaram que gostariam de ouvir mais sobre longevidade e qualidade de vida.

Sobre o palestrante

Luiz Carlos de Moraes tem dedicado sua carreira a entender as relações entre o cérebro ativo e a longevidade. É atualmente diretor de relacionamento da Rede Supera de Escolas de Ginástica para o Cérebro. É pedagogo, Mestre em Administração, pós-graduado em Gerontologia e em Administração de Recursos Humanos. É sócio-fundador da Plataforma Supera Online – programa de engenharia cognitiva em parceria com a empresa francesa Scientific Brain Training (SBT).

Sobre o TalkPrev

O TalkPrev é o nome dado ao espaço para debates sobre assuntos ligados ao universo da previdência complementar, promovido anualmente pela Comissão Técnica Leste de Estratégias e Criação de Valor, da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). O grupo da comissão é formado por profissionais que atuam nas áreas de Comunicação e Relacionamento das entidades associadas à Abrapp em Minas Gerais.

Contexto da temática longevidade

A expectativa de vida do brasileiro tem aumentado a cada ano. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2022, o percentual de pessoas com 60 anos de idade ou mais passou de 11,3% em 2012, para 15% do total da população brasileira em 2022.

Já a pesquisa “Raio-X do Investidor”, realizada no último ano pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o Datafolha, mostrou que a maior parte das pessoas em idade ativa não se prepara financeiramente para o futuro, apenas 18% dos entrevistados afirmaram que separam recursos pensando na aposentadoria.