Libertas promove ciclo de debates na abertura do PE

Criado em em: 27 de julho de 2020 / Atualizado em: 27 de julho de 2020

“Ser reconhecida como uma das melhores empresas de gestão previdenciária e de saúde do país até 2023”.

Esse é o grande objetivo da Libertas para o triênio 2020-2023, anunciado pelo diretor-presidente Lucas Nóbrega na abertura do ciclo de debates do Planejamento Estratégico.

O evento ocorreu na quarta-feira, 22/7, por meio de webinar nas plataformas Zoom e YouTube, e contou com palestras e debates sobre temas importantes que vão nortear as próximas atividades do planejamento, que incluem oficinas e a montagem de planos de ação, que começam em agosto. Entre as duas plataformas, mais de 100 pessoas acompanharam a webinar ao vivo.

Após a abertura institucional, o secretário de Estado de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo de Oliveira Barbosa, fez um breve pronunciamento no qual endossou os novos objetivos da Libertas e o que se espera da Fundação para o futuro. “Estou muito satisfeito com as novas diretrizes que estão sendo discutidas aqui hoje. O cenário atual nos obriga a fazer mais com menos, e a diretoria tem ido por esse caminho. Ser eficiente e entregar mais resultados. É uma nova Libertas, essa é nossa expectativa”, afirmou o secretário.

PE Secretário

Ao longo do dia, foram três painéis e seis palestrantes, que, além de realizarem sua apresentação, debateram com os diretores e responderam perguntas enviadas pelo chat. A webinar contou ainda com a moderação de José Edson da Cunha Júnior, consultor sócio da JCM Consultores.

Veja abaixo os principais momentos da webinar e o link para assistir às palestras. Todos os vídeos estão disponíveis no nosso canal do YouTube. Clique aqui para acessar na íntegra, ou nas imagens abaixo para assistir cada uma das palestras.

Painel Abrapp – Novo design organizacional para as EFPCs

O primeiro painel do dia começou com o superintendente geral da Associação Brasileira das Entidades de Previdência Complementar (Abrapp), Devanir Silva, contextualizando as mudanças organizacionais nas entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs).

Em sua apresentação, Devanir introduziu muitos dos temas que seriam desenvolvidos nos outros painéis: adaptação ao novo momento econômico e tecnológico e um novo relacionamento com os participantes. “O que nos trouxe até aqui não nos levará adiante. Todas as relações das EFPCs estão mudando. A sociedade clama por produtos mais simples e claros, e por uma relação mais próxima e participativa”, pontuou o superintendente.

Ainda no Painel Abrapp, Claudia Janesko, superintendente da Conecta Soluções Associativas, destacou o papel da tecnologia nas transformações do mercado de previdência e saúde. “Transformação digital vai muito além da automação de processos. Traz no seu escopo uma reflexão sobre a própria concepção desses processos. Apesar do medo da mudança, testar e errar faz parte. Mas já percebemos que é grande nossa capacidade de se adaptar”, concluiu.

O painel foi repercutido pelo diretor-presidente Lucas Nóbrega.

PE Painel 1

Painel Investimento – Os desafios dos investimentos na nova economia

Dando sequência ao debate, o sócio fundador e CEO da Mauá Capital, e ex-diretor do Banco Central, Luiz Fernando Figueiredo, falou sobre os impactos do coronavírus na economia e suas perspectivas para o Brasil.

“O ser humano aprende muito com situações adversas. Dessa vez a gente tinha algum aprendizado e estava um pouco mais preparado para a crise. Gradualmente, vamos alocar mais riscos nas nossas carteiras. Ajuda nos investimentos e em diversos aspectos que fazem o país crescer. Mas os principais problemas já passaram”, explicou Luiz Fernando.

O painel foi repercutido pelo diretor de investimentos e controladoria da Libertas, Rodrigo Barata.

PE investimentos

Painel Libertas 4.0 – Inovação e Sustentabilidade

O maior painel do dia teve participação de três palestrantes. O primeiro foi Daniel Pereira, sócio fundador da Wedan Consultoria Atuarial. Com o tema Gestão Otimizada: Previdenciária e Assistencial, Daniel abordou os principais norteadores para uma nova relação dos fundos de pensão com seu público.

“O grande conceito é você gerar valor para os seus stakeholders. Eles são todas as partes que compõe uma entidade: desde os participantes até os órgãos governamentais e estatutários. Quando a gente fala em planejamento, nós temos que enxergar todos os interessados nesse processo”, disse na abertura de sua palestra.

O diretor de Seguridade Social da Fundação, Cesar Danieli, repercutiu a palestra.

PE Daniel wadan

A segunda palestrante do painel foi proferida pela CEO líder de operação da AnalisaBR, Vania Rios. Ela aprofundou o tema Transformação Digital, com foco na adaptação das empresas a um novo tipo de interação com o público. “A experiência do cliente exige mudanças muito rápidas nos negócios. É preciso entender o perfil dos líderes digitais e possuir maturidade tecnológica para enfrentar novos desafios”, explicou a CEO.

PE Vania

Glauco Milhomem, diretor de tecnologia e operações da Quanta Previdência, encerrou o painel esclarecendo a Disrupção Tecnológica, e sua aplicação no dia a dia das EFPCs. “A tecnologia é essencial para o desenvolvimento das novas capacidades necessárias ao sucesso de uma empresa de previdência. Os projetos da área de tecnologia da informação têm que estar voltados para as entidades, e não para a própria área”, destacou Glauco.

O diretor de Administração da Libertas, José Maria dos Santos, repercutiu as palestras.

PE Glauco

Ao encerrar o evento, Lucas Nóbrega convidou a todos a sonharem alto com a Libertas, e estimulou a participação de todos nesse grande desafio: colaboradores, conselheiros, dirigentes e a inestimável contribuição dos participantes e beneficiários. Em breve exposição, o coordenador do Planejamento da Fundação, Jamil Corssi, apresentou os próximos passo do Planejamento Estratégico 2020-2023.

PE encerramento