Libertas conquista adesão ao Código da Abrapp

Criado em em: 4 de fevereiro de 2021 / Atualizado em: 4 de fevereiro de 2021

A Fundação Libertas tem como Princípios Norteadores valores como ética e transparência, e busca colocá-los em prática em todas as suas ações e operações. Como mais uma forma de reforçar o nosso compromisso com nossos valores, optamos por solicitar a adesão ao Código de Autorregulação em Governança Corporativa da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), e fomos aprovados!

O objetivo deste processo é a obtenção do Selo em Autorregulação, um projeto voluntário no qual as entidades se submetem a seguir diversas diretrizes para se adequarem aos mais elevados padrões em Governança Corporativa. E, para isso, é necessário o cumprimento de algumas etapas. Entenda:

Adesão ao Código de Autorregulação

Para realizarmos o pedido de adesão ao Código de Autorregulação, se fez necessária a avaliação da aderência dos processos da Fundação as diretrizes estabelecidas no código. Após esse diagnóstico, obtivemos um percentual de aderência considerável e submetemos à aprovação do Conselho Deliberativo. Oficializamos o pedido para a obtenção do selo, que foi aceito pela Abrapp, através da concessão da adesão ao código.

A gerência de Compliance conduziu o processo por meio de ações em conjunto com as áreas de auditoria, comunicação, controles internos e riscos, contabilidade, investimentos, jurídico, previdencial, TI, recursos humanos, planejamento estratégico e comitês internos.

A partir de então, recebemos o prazo de 12 meses para nos adequarmos integralmente.

Auditoria

O próximo passo é nos submetermos ao processo de auditoria para obtenção do selo, concedido pela Abrapp após verificação técnica para comprovar o efetivo cumprimento das diretrizes do código e o mais importante: se as aplicamos de fato em nosso dia a dia.

Obtenção do selo

Cumpridos todos os requisitos, receberemos então oficialmente o Selo de Autorregulação em Governança Corporativa. Uma grande conquista para a Libertas, que reforça seu compromisso de aperfeiçoamento contínuo de sua governança e mais um motivo de orgulho e confiança aos nossos participantes e assistidos.