IR 2023: Veja como declarar seu plano de previdência ou de saúde da Libertas

Criado em em: 28 de março de 2023 / Atualizado em: 28 de março de 2023

A Libertas acredita que o aprendizado contínuo é a chave para tomar decisões mais conscientes relacionadas ao dinheiro, planejamento financeiro e até bem-estar. Para isso, a Libertas conta com o Papo Certo, programa de Educação Previdenciária, Financeira e para Saúde, que divulga dicas para os clientes e para a sociedade sobre temas que influenciam suas vidas na área das finanças e de promoção à saúde.

Um tema em alta no momento é a declaração do Imposto de Renda, que será feito em 2023. Para isso, a Libertas separou algumas dicas para que você compreenda melhor quem deverá declarar o IR em 2023 e as informações para ajudá-lo em sua declaração do plano de previdência e de saúde da Libertas.

E lembre-se: as contribuições para a previdência privada têm a vantagem da dedução do Imposto de Renda no limite de 12% de sua renda tributável no ano, pagando assim um imposto menor para a Receita Federal.

Quem precisa declarar IR em 2023?

• Deve declarar IR em 2023 quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022;
  • Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.

Planos de Previdência

Para ativos (participantes contribuindo com o plano de previdência)

• Você encontra o valor das contribuições mensais no Informe de Rendimentos entregue pela sua empresa patrocinadora do plano.

Como declarar:

• Acesse a sessão “Pagamentos Efetuados” e informe suas contribuições no código 36 (Previdência Complementar inclusive FAPI).
  • Será solicitado o nome e CNPJ da instituição do plano de previdência. O CNPJ da Fundação Libertas é 20.119.509/0001-65
  • No campo valor pago, indique o total de contribuições realizadas no ano.
  • No seu Informe, o valor pago para a previdência privada estará disponível no item 3. “Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto sobre a Renda Retido da Fonte”, e na linha: 3 sobre “Contribuição a entidades de previdência complementar, pública ou privada, e a fundos de aposentadoria programada individual (Fapi)”.

Para aposentados, pensionistas e resgate do plano

Os participantes que realizaram resgates, beneficiários de pensão por morte e aposentados já receberam em casa uma cópia de seu Informe de Rendimentos, sendo que esses dois últimos também podem acessar o documento na área restrita do site.

• Importante reunir todas as rendas que recebe para declarar.
  • Caso tenha pago algum tipo de contribuição para a Libertas, informe essas contribuições no código 36 (Previdência Complementar inclusive FAPI).

Planos de Saúde

Estão disponíveis no portal da Libertas os comprovantes de despesas com o plano de saúde para declaração do imposto de renda. No caso dos assistidos e beneficiários MinasCaixa, o extrato contém informações referentes à contribuição, coparticipação e reembolso. Já no caso dos ativos, constam somente as despesas de reembolso, pois os demais gastos com o plano são disponibilizados no Informe de Rendimentos fornecido pela patrocinadora.

Como declarar:

• As despesas com saúde devem ser informadas no item “Pagamentos Efetuados”. Basta abrir um campo “novo” e escolher o código do pagamento efetuado.
  • A quantia reembolsada pelo plano de saúde, seja ela total ou parcial, deve ser informada em “Parcela não dedutível/valor reembolsado”.
  • O contribuinte também deve informar o valor que paga mensalmente pelo plano de saúde. Caso a empresa onde trabalhe pague parte do plano, só deve ser declarado o valor pago pelo beneficiário.

Mais informações

O prazo para fazer a sua declaração termina no dia 31 de maio. Se precisar de ajuda busque um contador da sua confiança.

Caso você tenha dúvidas sobre o Informe de Rendimentos emitido pela Libertas, fale com a área de relacionamento pelo 0800 704 3700 e (31) 2111-3700 e e-mail relacionamento@fundacaolibertas.com.br.