Índice de Desempenho da Saúde Suplementar IDSS ano-base 2017

Criado em em: 15 de outubro de 2019 / Atualizado em: 15 de outubro de 2019

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) de 2018, ano-base 2017, das operadoras de planos de saúde. Neste ano, a Fundação alcançou 0,8614, o que demonstra, mais uma vez, a sua alta capacidade e qualidade de gestão dos planos de saúde sob sua administração.

O índice tem por objetivo aferir o desempenho global das operadoras, e é calculado a partir de indicadores definidos pela ANS distribuídos em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.

Por meio do IDSS, é possível à ANS comparar o desempenho entre as operadoras, estimulando a disseminação de informações e a concorrência no setor (clique nos links para detalhamento do Programa de Qualificação de Operadoras e a respectiva nota divulgada pela ANS).

Para a Fundação Libertas, cuja nota no IDSS é a maior, nacionalmente, para operadoras do seu porte, ressalte-se o reconhecimento dos avanços empreendidos em sua gestão de planos de saúde, em especial aqueles voltados para a qualificação crescente de promoção e prevenção da saúde dos seus beneficiários.

Por fim, a partir da pontuação obtida, a Fundação Libertas será novamente uma das entidades homenageadas pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (UNIDAS), que premia as autogestões filiadas que receberam nota máxima (0,80 a 1) no IDSS 2018, ano base 2017.

A homenagem será realizada no 22º Congresso Internacional UNIDAS, que terá o tema: “A importância das Autogestões na Transformação do Setor de Saúde do Brasil”, que será realizado de 23 a 25 de outubro, no Hotel Bourbon Atibaia, São Paulo.

De acordo com Maria Elisa Rocha Vianna Stancatti, gerente Assistencial da Libertas, “o objetivo maior da Fundação é estimular o bem-estar e a qualidade de vida dos beneficiários, por meio do acolhimento e da busca contínua pela prevenção de doenças e a efetiva promoção da saúde”, explica.

A equipe da Fundação Libertas, através da Gerência Assistencial, aproveita para agradecer e dividir a nota máxima no IDSS com toda a rede credenciada: médicos, hospitais, laboratórios e prestadores de serviços, pelo esforço comum que nos alcançar, mais uma vez, uma ótima nota nessa avaliação. Este prêmio é dedicado principalmente a todos os beneficiários, que depositam em nós a confiança necessária na gestão dos seus recursos financeiros e em nossa capacidade de qualificação dos atendimentos prestados.

Segundo o diretor-presidente Edevaldo Fernandes da Silva, “a Libertas está de parabéns, pelo esforço comum de todos: empregados, dirigentes, conselheiros, prestadores e rede credenciada, o planejamento estratégico, a gestão com excelência das relações com beneficiários dos planos administrados e suas patrocinadoras”, parabeniza.

O dirigente reitera, ainda, a importância das “campanhas de promoção e conscientização da saúde, da gestão equilibrada e fiduciária de cada plano e a oportunidade que permite ambicionar ainda mais: ampliar a cobertura para a qualidade de vida dos nossos beneficiários, atuais e futuros”, explica o presidente.

Confira abaixo o quadro com a nota global e de cada uma das dimensões do Programa:

[foto1]