Incentivo à saúde: já começou a campanha de rastreamento do câncer de intestino

Criado em em: 3 de fevereiro de 2020 / Atualizado em: 3 de fevereiro de 2020

Atenta à saúde preventiva de seus beneficiários, a Fundação Libertas inicia hoje, 3/2, a 2ª edição do programa Rastreamento do Câncer de Intestino.

Nele, beneficiários de 50 a 75 anos, de ambos os sexos, que não realizaram o exame de diagnóstico da doença nos últimos dois anos, poderão fazê-lo nos laboratórios Hermes Pardini de Belo Horizonte e região metropolitana sem coparticipação nas despesas. A isenção é válida somente no primeiro exame. Confira a lista de cidades participantes no final da matéria.

Aqueles que se enquadrarem no programa receberão uma carta em sua residência com todas as informações, que deverá ser apresentada no laboratório no momento do exame juntamente com a carteira de identidade e o cartão de identificação do plano de saúde da Libertas, até dia 30/4.

Prevenção

O rastreamento do câncer de intestino pela Fundação Libertas começou em 2019 e já ajudou a prevenir cinco casos da doença em estágio inicial.

Além disso, devido a conscientização promovida pela campanha, um número maior de pessoas realizou, por conta própria, o exame de diagnóstico. Dessa forma, em 2020, serão enviadas 143 cartas a menos do que em 2019, de acordo com informações da Gerência Assistencial da Fundação Libertas, responsável pelo programa.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que o câncer de intestino está entre os dez tipos da doença que mais atinge os brasileiros, sendo o 5º tipo que mais mata no país.

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as possibilidades de cura, permitindo uma melhor qualidade de vida do paciente.

Lista de cidades participantes

Os laboratórios Hemers Pardini credenciados para o programa estão nas seguintes cidades:

• Belo Horizonte
  • Betim
  • Contagem
  • Igarapé
  • Nova Lima
  • Ribeirão das Neves
  • Sabará
  • Santa Luiza
  • Sete Lagoas

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o programa, entre em contato com a Gerência Assistencial da Fundação Libertas, nos telefones (31) 2111-3750 ou (31) 2111-3751.