Fundação Libertas apresenta balanço de 2022 em uma série de apresentações nas patrocinadoras

Criado em em: 23 de junho de 2023 / Atualizado em: 23 de junho de 2023

A abertura do Prestação de Contas 2022 aconteceu no auditório da Libertas no dia 20/6 e foi dedicada aos participantes dos planos previdenciais e assistenciais da MGS e da própria Fundação Libertas.

A Fundação Libertas realizou nesta terça-feira (20/6), em sua sede em Belo Horizonte, o evento Prestação de Contas do ano de 2022. A apresentação foi realizada pela Diretoria Executiva que abordou os fatos e projetos relevantes do ano, o resultado financeiro dos planos de previdência e o cenário econômico de 2022, além do panorama geral dos planos previdenciais. Também foi o momento de conhecer as atribuições e as responsabilidades do novo diretor de administração eleito pelos participantes.

Aposentados e pensionistas também foram convidados a participar do evento, a fim de estreitar ainda mais o relacionamento com os assistidos. Marcaram presença representantes aposentados ligados ao Sindágua, à Copasa e à Prodemge.

O Diretor-Presidente da Fundação Libertas, Lucas Nóbrega, destacou a importância do Presta Contas para o fortalecimento da transparência, da governança e da comunicação com o participante. De acordo com o diretor, “a Fundação busca desenvolver e melhorar constantemente seus processos internos e atendimento ao cliente, com foco no equilíbrio financeiro dos planos, satisfação dos participantes, transformação digital e fortalecimento da governança”.

O evento no auditório foi gravado e até meado de julho estará disponível no canal do YouTube da Fundação Libertas.

Apresentação sobre investimentos

Dando continuidade ao evento, o Diretor de Investimentos e Controladoria, Rodrigo Barata apresentou um panorama completo e detalhado do cenário macroeconômico do último ano e das ações e estratégias adotadas pela Libertas para proteger e valorizar os investimentos da Fundação.

“2022 foi um ano de diversos desafios, tanto no cenário econômico mundial quanto no nacional. Fatores como inflação crescente, alta das taxas de juros, guerra entre Ucrânia e Rússia e incertezas fiscais e políticas afetaram a estabilidade econômica e geraram volatilidade nos mercados financeiros, impactando os preços dos ativos”, completou Barata.

O diretor enfatizou a importância da formação de uma reserva previdenciária e mostrou que as oportunidades de investimentos em 2023 estão melhorando. “Os ativos adquiridos com desconto em 2020 renderam acima do CDI, principalmente aqueles com vencimento a longo prazo e juros indexados à inflação”, concluiu.

Realizações na gestão de previdência e saúde

Durante o balanço, o Diretor de Seguridade Social, Cesar Danieli, relembrou a realização dos programas de saúde preventiva, incluindo prevenção ao câncer de intestino e câncer do colo do útero, além de oferecer benefícios para pessoas com diabetes. Cesar lembrou que a Fundação manteve as tradições de campanhas como o Outubro Rosa e Novembro Azul, além do programa Amor à Vida, com foco em gestantes.

A concretização do convênio de reciprocidade com a Cassi foi outro destaque citado pelo diretor como uma importante conquista para a organização, visto que mais de 160 hospitais são credenciados no estado de Minas Gerais, ampliando ainda mais a cobertura dos planos da Libertas. “Nosso compromisso em oferecer uma saúde de qualidade para seus beneficiários é evidente no cuidado e esforço dedicados pela entidade em fornecer as melhores opções de tratamento e prevenção.”.

Novo Diretor Administrativo Eleito

O novo Diretor Administrativo eleito, Cesário da Silva Palhares finalizou as falas se apresentando. Ele mencionou sua experiência em conselhos municipais e como membro do conselho fiscal e deliberativo da Fundação e afirmou que “o meu papel é gerenciar as atividades voltadas para o planejamento estratégico, ouvidoria, recursos humanos e tecnologia da informação, a fim de garantir a sobrevivência da Fundação e atender as demandas dos participantes em todo o estado.”

Ao final das apresentações, os participantes presentes tiveram também a oportunidade de tirar dúvidas sobre equacionamento de déficit nos planos de benefício definido, investimentos no exterior, clínica de atenção primária à saúde, dentre outros temas.

Série de apresentações nas patrocinadoras

Prodemge

A apresentação na Prodemge aconteceu no dia 21/6, em formato híbrido, presencialmente na unidade da Rua da Bahia e com transmissão ao vivo para mais de 75 colaboradores. O evento contou com a abertura do diretor-presidente da Prodemge, Roberto Reis, e foi muito elogiado pelo público.

Codemge

A terceira apresentação foi realizada para o time da Codemge, em formato 100% online. Na ocasião, mais de 80 colaboradores da patrocinadora participaram do encontro e puderam conferir informações exclusivas sobre o plano CodemigPrev.

Captura de tela do evento Prestação de Contas – Codemge

Copasa

Encerrando o ciclo de apresentações, a Copasa recebeu a Libertas também em formato híbrido no dia 23/6, na unidade Mar de Espanha e com transmissão ao vivo para mais de 100 colaboradores. O encontro foi marcado por uma positiva participação do público por meio de perguntas principalmente, sobre aplicações de investimentos e rentabilidade. Devido ao tempo limitado para atender a todos os questionamentos, a Fundação se comprometeu a realizar uma nova reunião online, agora com foco 100% em perguntas e respostas, para os copasianos. A data será divulgada em breve.

Para rever o conteúdo das apresentações, acesse os PDFs abaixo: