Fundação Libertas: 45 anos ao lado dos mineiros

Criado em em: 28 de setembro de 2022 / Atualizado em: 28 de setembro de 2022

Em 28 de setembro de 1977 começou a história da Fundação Libertas. A entidade nascia com o propósito de cuidar e oferecer qualidade de vida, segurança financeira e tranquilidade a milhares de mineiros. Seguimos até hoje com esse mesmo compromisso que foi firmado com a primeira patrocinadora da Fundação, a Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais.

Com responsabilidade, ética e transparência são administrados 13 planos de previdência, quatro planos de saúde autogeridos e um programa de Educação Financeira, Previdenciária e para a Saúde, o chamado Papo Certo , com dezenas de ações ao longo do ano.

Solidez – Mais de 5 mil aposentados e pensionistas de Minas Gerais recebem mensalmente benefícios da Fundação Libertas, o que representa mais de R$165 milhões pagos por ano. Além disso, 14 mil clientes contribuem para os planos de previdência e mais de 7 mil para os planos de saúde.

Com um patrimônio de mais de R$4 bilhões administrados, a Libertas ocupa hoje o 41º lugar no ranking dos maiores fundo de pensão, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Em Minas, é considerada a 2ª maior entidade, em termos de número de clientes.

Ao completar 45 anos, o agradecimento especial aos clientes, ao povo mineiro, ao Estado, aos fornecedores e a todos, que de alguma maneira, contribuem e contribuíram para a evolução da Fundação Libertas.

Um olhar para a história

Criada há 45 anos como Previcaixa, a Libertas nasceu com a missão de proteger os servidores da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais. A MinasCaixa, como era conhecida, foi criada em 1896 e se tornou uma das principais instituições bancárias do Estado.

Em 1977, ano de criação da Libertas, a MinasCaixa contava com cerca de 7 mil funcionários e estava presente em todas as regiões de Minas Gerais. Eram tempos pioneiros, pois, justamente em 1977, era publicada a primeira legislação sobre Previdência Complementar.

De lá para cá, muita coisa mudou, sempre em busca de evolução e crescimento. Em 1992, a entidade se tornou multipatrocinada com a fusão entre a Previcaixa e Fundasemg. Em 1996, a então Previcaixa passou a se chamar Previminas, nome que permaneceu por muitos anos até que em 2012, junto a uma nova identidade visual que remetia a bandeira de Minas Gerais, a entidade se tornou então, Fundação Libertas.

Com o passar dos anos, a Libertas acumulou importantes conquistas e grandes parceiros sempre ao lado dos mineiros e de suas famílias. Hoje, administra planos de previdência de grandes empresas mineiras, e conta com o VocêPrev, o plano familiar criado em 2018 com o intuito de levar proteção também para os familiares dos participantes.

Para saber mais sobre a nossa história, clique aqui e visite a página “Quem somos”.

Ações comemorativas

E para comemorar essa data tão importante, a Libertas preparou duas grandes ações: o concurso de fotografia e a exposição ‘De mineiro pra mineiro’.

Exposição ‘De mineiro pra mineiro’

Como ponto principal das celebrações, a Libertas decidiu levar um pouco da sua história e do universo da previdência e da saúde para um espaço aberto do grande público: o shopping!

O objetivo é falar sobre assuntos que a Libertas mais entende: futuro, qualidade de vida, longevidade, segurança e educação financeira. Para mostrar onde tudo começou há ainda informações históricas sobre a Previcaixa. Tudo isso, por meio de painéis com fotografias, relato escrito de clientes e quiz interativo com perguntas sobre o que está sendo exibido na mostra e que desafia os conhecimentos dos visitantes.

E como mineiro que é mineiro tem orgulho da sua mineiridade, informações sobre os principais pontos de Minas Gerais também não ficaram de fora da mostra!

Além disso, a exposição contará com um Espaço Kids, patrocinado pelo plano VocêPrev, com oficinas de modelagem, escrita criativa e pintura com abordagem leve e divertida voltada para as crianças, além de um espaço instagramável para tirar fotografias divertidas.

Programação das oficinas kids – De segunda à sexta, de 13h às 19h. As oficinas de pintura ocorrem de 13h às 16h e as oficinas de modelagem de 16h às 19h. Aos sábados e domingos, de 11h às 17h, sendo as de pintura de 11h às 14h e as de modelagem de 14h às 17h.

• Período: De 2 a 22 de outubro
  • Local: Shopping Cidade BH
  • Endereço: Rua Tupis, 337 – Centro, Belo Horizonte – Piso Tupis
  • Horário: segunda a sábado das 9h às 22h e domingo das 10h às 21h.
  • A exposição é gratuita e aberta ao público

Concurso “Qual a sua mineiridade?”

Com inscrições abertas em 20 de setembro, a Libertas promove o concurso cultural com o tema “Qual a sua mineiridade?”. Os interessados deverão se inscrever e enviar uma fotografia que poderá retratar imagens de culinária, cultura, lazer, geografia, costumes, linguagem e outras expressões próprias da cultura mineira. As inscrições vão até 7 de outubro. A divulgação dos ganhadores será feita no dia 14 de outubro pelo site da Fundação.

Serão premiadas 3 fotos vencedoras com um vale-presente do restaurante Madero, no valor de R$ 200 reais cada. Todos os detalhes do concurso estão no regulamento disponível no site exclusivo do concurso, acesse aqui!

Especial 45 anos nas redes sociais

Para contar mais sobre a história e curiosidades da Fundação Libertas desde a época da sua criação será iniciado uma série especial no Instagram e no Facebook. Fique de olho e acompanhe!